Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Felipe Beckerpt_BR
dc.contributor.authorMaidana, Adriana Ferraz Dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-09-19T03:45:09Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199483pt_BR
dc.description.abstractA realidade das turmas de progressão na rede municipal de Porto Alegre é permeada por casos de fracasso escolar, evasão, repetência e dificuldades severas de aprendizagem. No caso das turmas de progressão do segundo ciclo, ainda se agregam características peculiares da faixa etária adolescente, o que culmina num desafio ainda maior, visto que estes alunos se encontram em processo de alfabetização e trazem na bagagem anos de insucesso na aquisição da leitura e escrita. Conhecendo este contexto e vivenciando-o enquanto professora do laboratório de aprendizagem de uma escola municipal localizada na periferia, busquei com este estudo, através da produção de história em quadrinhos digitais, estimular nos alunos da turma de progressão o desenvolvimento da alfabetização através da sistematização lúdica da escrita autoral digital. Como resultado das observações, questionários aplicados e oficinas realizadas, foi possível perceber o grande interesse dos alunos pelas propostas que envolvem o uso de tecnologias digitais, bem como a descoberta dos educandos de suas potencialidades utilizando recursos que lhe são atrativos, como o computador, a internet e as histórias em quadrinhos.pt_BR
dc.description.abstractThe reality of the progression groups in the municipal network of Porto Alegre is permeated by cases of school failure, avoidance, repetition and severe learning difficulties. In the case of the second cycle progression classes, peculiar characteristics of the adolescent age group are also added, which culminates in an even greater challenge, since these students are in the literacy process and bring in their luggage years of failure to acquire reading and writing. Knowing this context and experiencing it as a teacher of the learning laboratory of a municipal school located in the periphery, I sought with this study, through the production of digital comics, to stimulate in the students of the progression class the development of literacy through playful systematization of digital authoring. As a result of the observations, applied questionnaires and workshops, it was possible to perceive students' great interest in the proposals that involve the use of digital technologies, as well as the discovery of learners of their potential using resources that are attractive to them, such as the computer, internet and comics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectComicsen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectDigital Technologiesen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.titleO uso de histórias em quadrinhos digitais na turma de progressão : estimulando a alfabetização através da tecnologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001101268pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples