Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorStrohaecker, Tania Marquespt_BR
dc.contributor.authorXavier, Fernando Weisspt_BR
dc.date.accessioned2019-09-19T03:45:01Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199470pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo refletir sobre como o desenvolvimento do trabalho de campo, enquanto prática de ensino do espaço urbano de Porto Alegre, promove a identificação dos alunos com os temas abordados, no âmbito do estágio docente realizado no Terceiro Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares. A saída a campo foi realizada próximo ao colégio e na exposição fotográfica “Faces do Refúgio”, na UFRGS. A partir de pesquisa documental e bibliográfica, primeiramente foi analisado o contexto escolar, considerando a espacialidade e temporalidade, a proposta pedagógica da instituição e aspectos referentes à avaliação institucional e aos princípios de convivência, e também, o perfil dos alunos. Em seguida, foram analisados os procedimentos didático-pedagógicos relacionados à aula de campo e, por fim, foi feita a avaliação da experiência dessa prática de ensino através da minha percepção sobre a interação professor-aluno, com os lugares e as situações vivenciadas, e também, da percepção dos alunos, através da leitura das autoavaliações realizadas com eles. Como resposta à questão central deste trabalho, esta aula de campo promoveu a identificação dos alunos com os temas abordados, gerando a reflexão de que a articulação da teoria com as práticas e as vivências em campo podem tornar o processo ensino-aprendizagem mais efetivo e significativo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to reflect on how the development of fieldwork, as a teaching practice of the urban space of Porto Alegre, promotes the identification of students with the topics covered, within the teaching internship held in the Third Year of High School State Paula Soares. The field trip was held near the school and at the photographic exhibition “Faces do Refúgio”, at UFRGS. From documentary and bibliographical research, the school context was first analyzed, considering the spatiality and temporality, the pedagogical proposal of the institution and aspects related to the institutional evaluation and the principles of coexistence, and also, the students' profile. After that, the didactic-pedagogical procedures related to the field class were analyzed and, finally, the evaluation of the experience of this teaching practice was made through my perception about the teacher-student interaction, with the places and situations lived, and also, from the students' perception, by reading the self-evaluations made with them. In response to the central question of this work, this field class promoted the identification of students with the topics addressed, generating the reflection that the articulation of theory with practices and field experiences can make the teaching-learning process more effective and meaningful.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectFieldworken
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectUrban Spaceen
dc.subjectIdentificationen
dc.subjectTrabalho de campopt_BR
dc.subjectGeografia urbanapt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleA Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001101244pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem