Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorWives, Leandro Krugpt_BR
dc.contributor.authorRomero, Oscar Yair Ortegónpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:50:39Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199317pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a model for the design and creation of virtual adaptive evaluations for elearning environments, combining Item Response Theory (IRT) along with log analysis of previous questionnaires. The proposed model allows the definition of a methodology for the ranking and categorization of questions. Such ranking provides valuable feedback to the teacher or tutor who can refine and adapt the questionnaire. The results of the experiments showed the existence of questions that concentrate the greatest amount of knowledge acquired by the students leaving the other questions with the possibility of being improved to increase the quality of the questionnaire used. We believe that this approach should become an essential tool for the creation of questionnaires that are more concise and effective in the context of virtual courses.en
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um modelo para o planejamento e a criação de questionários adaptativos utilizados em ambientes virtuais de aprendizagem. O modelo apresentado combina o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) com a análise histórica de questionários. Com base nisso, propõe-se uma metodologia para a categorização e ranqueamento das questões pertencentes aos questionários. Tal ranking provê um feedback valioso para o professor ou tutor, que pode então refinar e adaptar o questionário. Os resultados dos experimentos evidenciaram a existência de questões que concentram a maior quantidade de conhecimento adquirido pelos alunos deixando as demais questões com a possibilidade de serem aprimoradas para aumentar a qualidade do questionário utilizado. Espera-se que o uso da metodologia auxilie o docente na elaboração de questionários mais concisos e eficazes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectItem Response Theoryen
dc.subjectSistemas : Informaçãopt_BR
dc.subjectOnline Learning Systemsen
dc.titleAnalysis and adaptation of questionnaires based on item response theorypt_BR
dc.title.alternativeAnalise e adaptação de questionários com base na teoria da resposta do item en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100725pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem