Herbário : proposta de educação do campo enraizada e contextualizada na ilha da pintada
Fecha
2019Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de mostrar de que modo o herbário e a catalogação das árvores e flores da comunidade pode auxiliar no ensino de Ciências da Natureza, na perspectiva da Educação Campo. A pesquisa demonstra que o herbário colabora para um olhar mais sensível, perceptível e afetivo que considera a importância do cuidado e da preservação da biodiversidade, promovendo uma educação enraizada que pode ser uma ferramenta de formação e conscientização dos estudantes para a compreensão e ...
O presente artigo tem o objetivo de mostrar de que modo o herbário e a catalogação das árvores e flores da comunidade pode auxiliar no ensino de Ciências da Natureza, na perspectiva da Educação Campo. A pesquisa demonstra que o herbário colabora para um olhar mais sensível, perceptível e afetivo que considera a importância do cuidado e da preservação da biodiversidade, promovendo uma educação enraizada que pode ser uma ferramenta de formação e conscientização dos estudantes para a compreensão e a valorização do seu território e suas potencialidades. Esta pesquisa foi realizada na Ilha da Pintada com os estudantes do Polo Marista de Educação Tecnológica. ...
Abstract
The present article has the objective of showing how the herbarium and the cataloging of the trees and flowers of the community can help in the teaching of Natural Sciences, from the Rural Education perspective. The research demonstrates that the herbarium contributes to a more sensitive, perceptive and affective view that considers the importance of the care and preservation of the flora of this exposed biodiversity, promoting a rooted education and can be a training and awareness tool for stu ...
The present article has the objective of showing how the herbarium and the cataloging of the trees and flowers of the community can help in the teaching of Natural Sciences, from the Rural Education perspective. The research demonstrates that the herbarium contributes to a more sensitive, perceptive and affective view that considers the importance of the care and preservation of the flora of this exposed biodiversity, promoting a rooted education and can be a training and awareness tool for students for the understanding and appreciation of its territory and its potentialities. This research was carried out in Ilha da Pintada with the students of the Marist Pole of Technological Education. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License