Docência na EJA : narrativa reflexiva da prática pedagógica em uma turma de alfabetização
dc.contributor.advisor | Della Libera, Aline Lemos da Cunha | pt_BR |
dc.contributor.author | Campos, Danielle dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T03:50:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199311 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo aprofundar reflexões sobre a docência na alfabetização de jovens e adultos (EJA), diante da diversidade dos educandos nela inseridos. O mesmo, tem como questão central: Como a diversidade dos sujeitos em turmas de alfabetização da EJA impacta a ação pedagógica docente? Assim como o título explicita, é uma narrativa da docência em alfabetização, apresentando cenas vivenciadas no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, em que se faz uma reflexão sobre os desafios da docência e as estratégias utilizadas para enfrentá-los, elaborada com o apoio nos estudos de Paulo Freire (1987; 1989; 1995; 2011), Álvaro Vieira Pinto (2007) e outros autores que corroboram com suas ideias, Carmen Brunel (2014) e Maria Clara Di Pierro (2005). Neste trabalho destacamos como resultados significativos, apreendidos da experiência e na reflexão realizadas: as estratégias docentes e o processo formativo que se desenvolveu; a importância do olhar sensível aos educandos; e, a postura atenta às diferentes demandas. Deste modo, também é necessário destacar que a diversidade é a característica evidente dos sujeitos da EJA. Portanto, o docente deve estar sempre em busca de uma formação continuada, para que mais estratégias sejam efetivas e a ação pedagógica seja coerente com uma prática que atente às demandas dos educandos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | Docência na EJA : narrativa reflexiva da prática pedagógica em uma turma de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001100434 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License