Docência na EJA : narrativa reflexiva da prática pedagógica em uma turma de alfabetização
View/ Open
Date
2019Author
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como objetivo aprofundar reflexões sobre a docência na alfabetização de jovens e adultos (EJA), diante da diversidade dos educandos nela inseridos. O mesmo, tem como questão central: Como a diversidade dos sujeitos em turmas de alfabetização da EJA impacta a ação pedagógica docente? Assim como o título explicita, é uma narrativa da docência em alfabetização, apresentando cenas vivenciadas no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, em que se faz uma reflexão sobre ...
Este trabalho tem como objetivo aprofundar reflexões sobre a docência na alfabetização de jovens e adultos (EJA), diante da diversidade dos educandos nela inseridos. O mesmo, tem como questão central: Como a diversidade dos sujeitos em turmas de alfabetização da EJA impacta a ação pedagógica docente? Assim como o título explicita, é uma narrativa da docência em alfabetização, apresentando cenas vivenciadas no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, em que se faz uma reflexão sobre os desafios da docência e as estratégias utilizadas para enfrentá-los, elaborada com o apoio nos estudos de Paulo Freire (1987; 1989; 1995; 2011), Álvaro Vieira Pinto (2007) e outros autores que corroboram com suas ideias, Carmen Brunel (2014) e Maria Clara Di Pierro (2005). Neste trabalho destacamos como resultados significativos, apreendidos da experiência e na reflexão realizadas: as estratégias docentes e o processo formativo que se desenvolveu; a importância do olhar sensível aos educandos; e, a postura atenta às diferentes demandas. Deste modo, também é necessário destacar que a diversidade é a característica evidente dos sujeitos da EJA. Portanto, o docente deve estar sempre em busca de uma formação continuada, para que mais estratégias sejam efetivas e a ação pedagógica seja coerente com uma prática que atente às demandas dos educandos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License