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dc.contributor.advisorMarchand, Patrícia Souzapt_BR
dc.contributor.authorJover, Brendapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:50:24Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199301pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa contempla análise realizada a partir de documentos legais e institucionais e de entrevistas semiestruturadas, realizadas nos anos de 2018 e 2019 com representante da direção da Escola Estadual de Ensino Médio Itália, localizada em Porto Alegre, quanto ao processo de implementação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) que teve início em 2018 na instituição de ensino. A implementação do EMTI se dá em decorrência da Lei 13.415, de fevereiro de 2017, que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio Integral, cujos. pilares são: a formação dos estudantes a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a ampliação da jornada escolar. A escola está entre 12 selecionadas para participar da política no Estado do Rio Grande do Sul (RS) de acordo com a exigências da Portaria nº 727 de 2017, que estabelece as diretrizes, parâmetros e critérios de seleção das escolas. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa qualitativa por meio da abordagem do estudo de caso, realizado a partir da análise documental. Diante da problemática: “Como está ocorrendo a implementação da política de Ensino Médio em Tempo Integral na Escola Estadual de Ensino Médio Itália?” Foram estabelecidos três objetivos: (1) situar historicamente as disputas e descontinuidades das políticas públicas para o Ensino Médio; (2) analisar os documentos legais e instrucionais de configuração da política de fomento ao EMTI e; (3) analisar o contexto de implementação do EMTI a partir das considerações apontadas por sujeito protagonista da política. Como consideração final foi possível perceber que a escola Itália, além de perder muitos alunos em razão da ampliação da carga horária, enfrenta muitas dificuldades para implementação da política, como a inadequação da infraestrutura e a falta de professores.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.titleEnsino médio de tempo integral no rio grande do sul : o processo de implementação na escola estadual de ensino médio Itáliapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100424pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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