O processo de desemparedamento vivenciado na prática pedagógica do estágio curricular
Fecha
2019Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O Este trabalho é resultado de uma análise documental obtida a partir do Relatório Final e Caderno de registro, gerados no Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com um grupo de 11 crianças na turma de berçário, com faixa etária entre 1 e 2 anos, em escola conveniada, localizada na área central do município de Porto Alegre/RS. Dessa maneira, a presente pesquisa trata-se de um estudo de caso com caráter qualitativo, em que foram propostas diversas e ...
O Este trabalho é resultado de uma análise documental obtida a partir do Relatório Final e Caderno de registro, gerados no Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com um grupo de 11 crianças na turma de berçário, com faixa etária entre 1 e 2 anos, em escola conveniada, localizada na área central do município de Porto Alegre/RS. Dessa maneira, a presente pesquisa trata-se de um estudo de caso com caráter qualitativo, em que foram propostas diversas experiências práticas às crianças, conforme suas necessidades e demandas. Com base nas observações das práticas experienciadas pelas crianças, identificou-se a temática central deste trabalho de conclusão de curso: o processo de “Desemparedamento”; termo cunhado pela professora Léa Tiriba (2005, 2010, 2018), o qual faz referência ao movimento de reconexão com a natureza na educação infantil, extrapolando os limites das salas de aula (explorando os espaços externos). A partir da descoberta desse conceito, foi necessário estabelecer uma compreensão de seus efeitos sobre a prática pedagógica ao longo do estágio obrigatório curricular, uma vez que as reações apresentadas pelos envolvidos nas propostas foram divergentes. Se por um lado, as crianças encararam essas experiências de maneira prazerosa, os adultos mostraram-se resistentes, em especial, quando as propostas envolviam, segundo eles, “sujeira”, “bagunça” e “barulho”. Por fim, identificou-se através do presente trabalho que o processo de desemparedamento vivenciado nos limites da pesquisa em questão possibilitou não só a superação de ideias pré-concebidas por parte dos adultos envolvidos como também proporcionou mudanças positivas nas relações de toda a comunidade escolar, respeitando o direito das crianças de estarem em contato com a natureza. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)
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