Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorTauceda, Karen Cavalcantipt_BR
dc.contributor.authorBairros, Andersson Geraldopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:50:10Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199280pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo apresentar uma alternativa ao ensino da dinâmica e das concepções de universo. Inclui um produto educacional organizado na forma de sequência didática e baseado em uma abordagem histórica e de experimentação e interação com pequenas demonstrações. O planejamento e o desenvolvimento das aulas são norteados pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, envolvendo uma preocupação constante de identificar os conhecimentos prévio dos alunos ao serem apresentados aos materiais instrucionais. As aulas foram desenvolvidas nas turmas de 9º ano dos anos finais do Colégio Farroupilha, situado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os alunos foram expostos a uma abordagem histórica da evolução do conceito de força e sua influência nos movimentos, interpretando e reinterpretando os mesmos de acordo com as épocas da história. A aplicação dessa sequência didática, na forma de um produto educacional, indicou bons resultados referentes ao processo de evolução conceitual. A partir da análise dos resultados entende-se que a proposta apresenta um grande potencial para a aprendizagem significativa dos conteúdos em questão.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to present an alternative to the teaching of dynamics and universe conceptions. It includes an educational product organized in the form of a didactic sequence and based on a historical approach and experimentation and interaction with small demonstrations. The planning and development of the classes are guided by David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, involving a constant concern to identify students' prior knowledge when presented to instructional materials. The classes were developed in the 9th grade classes of the final years of the Farroupilha High School, located in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Students were exposed to a historical approach to the evolution of the concept of force and its influence on movements, interpreting and reinterpreting them according to the epochs of history. The application of this didactic sequence, in the form of an educational product, indicated good results regarding the process of conceptual evolution. From the analysis of the results it is understood that the proposal presents a great potential for the meaningful learning of the contents in question.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectFísica : Ensinopt_BR
dc.subjectForçapt_BR
dc.subjectStrengthen
dc.subjectMovementen
dc.subjectMovimento (Física)pt_BR
dc.subjectUniversopt_BR
dc.subjectUniverseen
dc.subjectMeaningful Learningen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectExperimentationen
dc.titleProposta didática teórico-experimental para uma abordagem histórica dos conceitos de universo, força e movimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSantos, Marcio Gabriel dospt_BR
dc.identifier.nrb001100025pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem