Planejamento e resolução de problemas na Educação de Jovens e Adultos : reflexões
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho trata de uma reflexão que realizo, buscando compreender quais aspectos poderiam ser potencializados em atividades de resolução de problemas desenvolvidas durante Estágio de Docência para qualificar a aprendizagem matemática do campo multiplicativo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A atividade de problemas matemáticos escolares tinha como contexto situações de compras e vendas de uma feira de hortifrutigranjeiros de rua. Meu estágio de docência foi realizado em um cent ...
Este trabalho trata de uma reflexão que realizo, buscando compreender quais aspectos poderiam ser potencializados em atividades de resolução de problemas desenvolvidas durante Estágio de Docência para qualificar a aprendizagem matemática do campo multiplicativo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A atividade de problemas matemáticos escolares tinha como contexto situações de compras e vendas de uma feira de hortifrutigranjeiros de rua. Meu estágio de docência foi realizado em um centro de educação em Porto Alegre, no primeiro semestre de 2018, desenvolvendo três aulas semanais. Para efetivar este trabalho, utilizei como procedimentos de estudo, uma entrevista com meu pai, com o qual ia à feira em minha infância e adolescência; três visitas á uma feira de rua próxima ao local onde moro atualmente e análise dos documentos do estágio. Minha reflexão permitiu-me perceber que: 1.houve uma distância entre os modos de comprar numa feira e o que eu planejei para constar nos textos dos problemas; 2. para não complexificar os cálculos realizei aproximações em preços pesquisados que tornaram os mesmos fictícios, gerando outras dificuldades em aula; 3.os problemas planejados ficaram muito semelhantes, no que diz respeito aos aspectos matemáticos, focando apenas o significado de proporção das situações multiplicativas e 4.os cálculos, focando o algoritmo da divisão, foram apropriados, porém não enfatizei outras estratégias. Esta análise permitiu-me pensar que a base de uma boa aula começa com um bom planejamento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1396)
Este item está licenciado na Creative Commons License