Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental
Fecha
2019Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente trabalho versa sobre as contribuições do método Montessori para a pedagogia contemporânea. Para isso, realizou-se um estudo de caso em uma turma de primeiro ano de escola montessoriana de Porto Alegre, tendo a observação e o registro em Diário de Campo como ferramentas metodológicas. Os eixos de análise são o ambiente, a gestão e o processo de alfabetização de uma turma de primeiro ano. A pesquisa apresenta aspectos relevantes do método proposto por Montessori no final do século XIX ...
O presente trabalho versa sobre as contribuições do método Montessori para a pedagogia contemporânea. Para isso, realizou-se um estudo de caso em uma turma de primeiro ano de escola montessoriana de Porto Alegre, tendo a observação e o registro em Diário de Campo como ferramentas metodológicas. Os eixos de análise são o ambiente, a gestão e o processo de alfabetização de uma turma de primeiro ano. A pesquisa apresenta aspectos relevantes do método proposto por Montessori no final do século XIX e início do século XX, articulando estas informações com as observações realizadas na turma de primeiro ano e outros referenciais teóricos. A gestão da sala de aula no Método Montessori combina organização e disciplina ao mesmo tempo em que disponibiliza à criança um arsenal de possibilidades novas e inexploradas. As ideias de Maria Montessori sobre alfabetização vão ao encontro do método fônico, enfatizando a importância do aprendizado dos fonemas no processo de decodificação. Embora o método fônico tenha suas comprovações científicas no que se refere aos alunos aprenderem de forma mais rápida, o que justifica a preferência da autora, a Escola Flor de Liz julgou serem necessárias atualizações ao método, adaptando-o a um contexto atual. Ao finalizar essa pesquisa, concluo que não é possível uma metodologia conter em si mesma toda a verdade sobre qual seja a melhor forma de ensinar, pois é a junção de muitas ideias que enriquece a prática docente. Todavia, é importante que tomemos conhecimento de diversas metodologias e reconheçamos as suas contribuições pertinentes ao ensino, tal como o método Montessori, que colaborou com os avanços pedagógicos em seu tempo, com princípios que até hoje ecoam na educação. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License