Equoterapia : possibilidades pedagógicas no espaço terapêutico e educacional
dc.contributor.advisor | Andrade, Sandra dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Tórgo, Pietra Marques Mendes de Mesquita Strenge | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T03:49:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199227 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo analisar como a Pedagogia pode contribuir para o trabalho realizado na Equoterapia. Para isso, a metodologia adotada foi pesquisa de campo, realizada em um centro equoterápico na zona rural do município de Porto Alegre – RS. Através dos relatos desta experiência, foi possível analisar que lugar a Pedagogia pode ocupar, junto a outras áreas do conhecimento, no atendimento de crianças com deficiência no ambiente equoterápico e quais estratégias podem ser desenvolvidas pela pedagoga como parte da equipe interdisciplinar. A Equoterapia é um método terapêutico que vem conquistando seu espaço no tratamento de pessoas com deficiência. A prática equoterápica está fundamentada no princípio da interdisciplinaridade entre as áreas de saúde, educação e equitação. Em decorrência de a Pedagogia ser o ramo da educação que investiga e acompanha o processo de aprendizagem de crianças, jovens e adultos, a atuação pedagógica é um dos pilares da Equoterapia. Entretanto, as bibliografias referentes a este método terapêutico são, em sua maioria, escritas sob a ótica da saúde. Por tal motivo, esta pesquisa propõe a abordagem do âmbito equoterápico através da visão pedagógica, ressaltando, por exemplo, o trabalho do cavalo não só como instrumento cinesioterapêutico, mas também pedagógico. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Equoterapia | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Equoterapia : possibilidades pedagógicas no espaço terapêutico e educacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001100857 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)