Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHoffmann, Marilisa Bialvopt_BR
dc.contributor.authorHeck, Nelsipt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:49:19Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199225pt_BR
dc.description.abstractCom o objetivo de investigar as contribuições para a formação de professores de Ciências na Educação do Campo, o presente artigo apresenta o relato e análise de um memorial de formação que compreende experiências realizadas no âmbito do Tempo-Comunidade e dos Estágios de Docência da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tais atividades foram implementadas tendo como temática principal a Sustentabilidade, abrangendo diferentes espaços educativos do Bairro Arquipélago, uma região que abrange as ilhas do Delta do Rio Jacuí, na região metropolitana de Porto Alegre. Através de interações pedagógicas diversas, realizadas nas escolas de Educação Básica das Ilhas Mauá e Pintada, bem como em espaços educativos não escolares, como museu, quilombo, secretaria de meio ambiente, colônia de pescadores, entre outros, conclui-se que a prática docente em Ciências na Educação do Campo pode e deve ter a Sustentabilidade como princípio, nas suas mais variadas dimensões.pt_BR
dc.description.abstractWith the objective of investigating the contributions to the training of science teachers in Rural education, the present article presents the report and analysis of a training memorial that understands experiences carried out in the context of the Community Time and of the Teaching Internship of the Degree in Education of the Rural - Science of Nature of the Federal University of Rio Grande do Sul. These activities were implemented having as main theme the Sustainability, covering different educational spaces of the Archipelago neighborhood, a region that covers the islands of the Delta of the Jacuí river, in the metropolitan region of Porto Alegre. Through various pedagogical interactions, carried out in the Basic Education schools of the Mauá and Pintada islands, as well as in non-school educational spaces, such as museum, quilombo, environment secretary, fishermen's colony, among others, it is concluded that teaching practice in Science in Rural Education can and should have Sustainability as a principle, in its most varied dimensions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectRural Educationen
dc.subjectTeacher Trainingen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectTraining memorialen
dc.titleSustentabilidade no bairro arquipélago - Porto Alegre/RS : contribuições à formação de professores de ciências na educação do campopt_BR
dc.title.alternativeSustainability in the arquipélago district - Porto Alegre /RS : contributions to the training of science teachers in the Rural Educationen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coDalmolin, Antonio Marcos Teixeirapt_BR
dc.identifier.nrb001101238pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEducação do Campo - Porto Alegre: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples