Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorNunes, Marília Forgearinipt_BR
dc.contributor.authorSimon, Caroline Machadopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:49:18Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199223pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo principal saber quais são as representações dos alunos sobre a transição do quinto ano para o sexto ano do Ensino Fundamental. E, de acordo com as representações dos alunos, pensar de que maneira essas representações podem ajudar os professores do quinto e do sexto ano, e também a escola, a facilitar essa transição. Para atingir o objetivo, primeiro fazemos uma breve retomada da história da ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos no Brasil. Na sequência contextualizamos o cotidiano escolar e quais são as mudanças significativas que acontecem na passagem do quinto para o sexto ano. A descrição do método de pesquisa e a análise dos dados são descritos na terceira parte. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso que utilizou a metodologia aulaconversa (MELO, 2016) com uma turma de sexto ano de uma escola municipal da zona norte de Porto Alegre. Para coletar os dados foram realizadas atividades que instigassem os alunos a pensar sobre alguns aspectos que se alteram na transição do quinto para o sexto ano. Realizamos dois tipos de atividades, primeiramente individual e depois uma atividade coletiva, as duas com perguntas estruturadas. Os resultados encontrados reiteram dados identificados em pesquisas anteriores (CAINELLI, 2001; ANDRADE, 2011; SILVA, RIBEIRO, 2014). Avançamos na discussão do tema em nossas conclusões propondo algumas ações que a escola pode exercer para que essa transição não seja tão sofrida e frustrante para os alunos como pudemos perceber por meio dos dados coletados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleRepresentações dos alunos sobre a transição do 5° ano para o 6° ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100432pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem