Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino
Fecha
2019Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este estudo é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da UFRGS (2019/1). Qualifica-se como pesquisa qualitativa por se preocupar com a interpretação dos dados e sua origem. A pesquisa procurou investigar a importância da escola na vida das estudantes e como a escola pode desempenhar um papel fundamental para o empoderamento das mulheres. Pensando nos condicionantes que excluíram tais mulheres da escola, a pesquisa visou entender quais foram as mudanças ocorridas na vida de ca ...
Este estudo é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da UFRGS (2019/1). Qualifica-se como pesquisa qualitativa por se preocupar com a interpretação dos dados e sua origem. A pesquisa procurou investigar a importância da escola na vida das estudantes e como a escola pode desempenhar um papel fundamental para o empoderamento das mulheres. Pensando nos condicionantes que excluíram tais mulheres da escola, a pesquisa visou entender quais foram as mudanças ocorridas na vida de cada uma delas como elas se sentem após ingressarem na escola novamente. Foram utilizadas como recurso metodológico entrevistas semiestruturadas, buscando entender quais foram as mudanças na vida dessas mulheres e como elas se sentem inseridas nesse ambiente. Para tanto, este estudo encontrou fundamentação em autores como: Guacira Lopes Louro (1997), Heleieth Saffioti (1992), Joan Scott (1990), Chimamanda Adiche (2017) entre outros, os quais produzem pesquisas em diversas áreas que se complementaram para a realização deste trabalho. Este trabalho me proporcionou um aprofundamento sobre o quanto é importante adquirir um olhar atento sobre os sujeitos, bem como suas histórias de vida, possibilitando um outro olhar diante das práticas docentes, principalmente no tocante ao posicionamento profissional, permitindo uma reflexão acerca da postura docente e, consequentemente, a qualificação da minha atuação como professora no sentido de promover ações que envolvam práticas educativas que possibilitem o empoderamento e o olhar crítico das estudantes imersas nos ambientes escolares. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (40293)Tesinas Pedagogía (1470)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License


