O jovem em cumprimento de Medida Socioeducativa e a escolarização : da relação com o saber à possibilidade de permanência
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tal trabalho tem como objetivo analisar os motivos pelos quais jovens que estão em conflito com a lei têm desistido dos estudos em instituições escolares durante o Ensino Fundamental. Para a realização da pesquisa, foram utilizados dados dos arquivos do Programa de Prestação de Serviços à Comunidade da UFRGS, que recebe adolescentes em cumprimento de medida ...
O presente estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tal trabalho tem como objetivo analisar os motivos pelos quais jovens que estão em conflito com a lei têm desistido dos estudos em instituições escolares durante o Ensino Fundamental. Para a realização da pesquisa, foram utilizados dados dos arquivos do Programa de Prestação de Serviços à Comunidade da UFRGS, que recebe adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC), conforme prevista no Art. 117 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Os dados recolhidos apontam os motivos pelos quais os jovens em cumprimento de PSC interromperam seus estudos. Para a reflexão teórica deste trabalho, trago como principal referência os estudos de Bernard Charlot (2000) a respeito da relação dos jovens com o saber, especificamente a construção da ideia de pertencimento desses dentro do ambiente escolar. Percebe-se que a relação com a escola é uma relação bilateral, onde tanto quem ensina quanto quem aprende participa ativamente da construção de conhecimento coletivo do espaço escolar, daí a importância de compreendermos o porquê de determinado recorte social das juventudes não conseguir permanecer neste ambiente, construindo dialeticamente a dinâmica escolar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License