Abordar a sexualidade na Educação Infantil? Um estudo sobre o posicionamento de familiares e de educadoras
dc.contributor.advisor | Andrade, Sandra dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Giovanna Rocha da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T03:49:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199206 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso de Pedagogia, intitulado como “Abordar a sexualidade na Educação Infantil? Um estudo sobre o posicionamento de familiares e de educadoras” teve como objetivo investigar a importância da temática da sexualidade desde a Educação Infantil, como forma de contribuir para o autoconhecimento, e de ensinar a respeitar os demais. Este objetivo foi definido a partir da seguinte problemática: “Qual a importância de falar sobre sexualidade na Educação Infantil?”. Como metodologia deste trabalho, foi realizada uma pesquisa inicial na plataforma Lume da Universidade Federal do Rio grande do Sul para verificar o que tem sido produzido na UFRGS referente a Teses, Dissertações, Trabalhos Acadêmicos e Técnicos sobre sexualidade entre os anos de 1990 a 2018. Além disso, foi realizada uma busca por oito documentos oficiais do site do Ministério da Educação, referentes à Educação Infantil, que visam também encontrar a temática da sexualidade dentro desses documentos. Por fim, foram realizados dois questionários online, um dedicado a familiares de crianças que frequentam ou frequentaram recentemente a Educação Infantil, e outro dedicado a profissionais da educação, buscando compreender o que pensam estes dois públicos-alvo sobre a sexualidade no ambiente escolar. Os resultados encontrados demonstraram que os familiares e as profissionais possuem uma visão equivalente sobre o que se entende por Educação Sexual, podendo ser categorizada em três dimensões: Biológica, Psíquica e Sociocultural. Ambos os públicos desejam que a Educação Sexual seja desenvolvida em sala de aula, na Educação Infantil. Apesar de toda polêmica que envolve a temática, os familiares opinam sobre os assuntos da temática que classificam como adequados e as profissionais discorrem sobre como acreditam ser a melhor maneira pedagógica de abordar o tema na escola, junto com quais seriam suas maiores dificuldades. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.title | Abordar a sexualidade na Educação Infantil? Um estudo sobre o posicionamento de familiares e de educadoras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001100579 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)