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dc.contributor.advisorAndrade, Sandra dos Santospt_BR
dc.contributor.authorRosa, Giovanna Rocha dapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:49:06Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199206pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso de Pedagogia, intitulado como “Abordar a sexualidade na Educação Infantil? Um estudo sobre o posicionamento de familiares e de educadoras” teve como objetivo investigar a importância da temática da sexualidade desde a Educação Infantil, como forma de contribuir para o autoconhecimento, e de ensinar a respeitar os demais. Este objetivo foi definido a partir da seguinte problemática: “Qual a importância de falar sobre sexualidade na Educação Infantil?”. Como metodologia deste trabalho, foi realizada uma pesquisa inicial na plataforma Lume da Universidade Federal do Rio grande do Sul para verificar o que tem sido produzido na UFRGS referente a Teses, Dissertações, Trabalhos Acadêmicos e Técnicos sobre sexualidade entre os anos de 1990 a 2018. Além disso, foi realizada uma busca por oito documentos oficiais do site do Ministério da Educação, referentes à Educação Infantil, que visam também encontrar a temática da sexualidade dentro desses documentos. Por fim, foram realizados dois questionários online, um dedicado a familiares de crianças que frequentam ou frequentaram recentemente a Educação Infantil, e outro dedicado a profissionais da educação, buscando compreender o que pensam estes dois públicos-alvo sobre a sexualidade no ambiente escolar. Os resultados encontrados demonstraram que os familiares e as profissionais possuem uma visão equivalente sobre o que se entende por Educação Sexual, podendo ser categorizada em três dimensões: Biológica, Psíquica e Sociocultural. Ambos os públicos desejam que a Educação Sexual seja desenvolvida em sala de aula, na Educação Infantil. Apesar de toda polêmica que envolve a temática, os familiares opinam sobre os assuntos da temática que classificam como adequados e as profissionais discorrem sobre como acreditam ser a melhor maneira pedagógica de abordar o tema na escola, junto com quais seriam suas maiores dificuldades.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleAbordar a sexualidade na Educação Infantil? Um estudo sobre o posicionamento de familiares e de educadoraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100579pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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