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Ser aluna, ser professora : uma aproximação das significações sociais instituídas e instituintes construídas ao longo dos ciclos de vida pessoal e profissional
dc.contributor.advisor | Bordas, Merion Campos | pt_BR |
dc.contributor.author | Antunes, Helenise Sangoi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-05T02:33:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/198783 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigação que responde à preocupação em contribuir para os estudos sobre formação de professores, procurou conhecer as significações sociais instituídas e instituintes sobre a profissão professor, construídas por professoras em exercício e por alunas formandas do curso de Pedagogia Habilitação Séries Iniciais e Matérias Pedagógicas para o Segundo Grau da UFSM, relacionando tais significações aos ciclos de vida pessoal e profissional. Pesquisar como são construídas essas significações constitui-se em tema relevante para ampliar os conhecimentos sobre este processo contínuo e permanente de tomar-se professor, com vistas a orientar a construção de indicadores mais consistentes que apontem para o repensar a formação inicial e continuada de professores. As inquietações de formadora de professores e as constatações empíricas conduziram-me a procurar aprofundar a compreensão desse processo de construção de significados, perceptível nos diferentes ciclos da profissionalização que marcam a carreira docente. Caracterizada por uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida com um grupo de 14 professoras que atuam no Ensino Fundamental Público, vinculadas à rede de ensino de Santa Maria e por um grupo de 12 formandas do curso anteriormente mencionado. Com as professoras foram utilizadas para a coleta das informações as entrevistas semi-estruturadas e autobiografias, enquanto com as formandas, as observações registradas em diário de campo, reflexões sobre os diários de aula, desenhos e também autobiografias. A partir da sistematização das informações obtidas, foi construída uma matriz de análise em função das categorias definidas para a investigação. Os resultados alcançados, levando em consideração o trabalho desenvolvido nas etapas de coleta e de análise das informações obtidas, evidenciam que a metodologia adotada possibilitou compreender, ao refletirem sobre suas histórias de vida, incluindo lembranças da escola, escolha profissional, processos de formação, prática pedagógica, a instauração de novas significações sobre os ciclos de vida pessoal e profissional, através da tensão estabelecida entre o imaginário instituído e instituinte. Esse processo de reflexão, no entanto, necessita de tempo, estímulo e continuidade para se instalar, especialmente quando se trata de professores em exercício. Esta necessidade parece comprovada pelo fato do estudo mostrar por parte da maioria tanto de professoras quanto de alunas formandas, a força da dimensão instituída, revelada através do predomínio da "heteronomia", definida nessa pesquisa como o deixar-se regular pelo outro, construindo um ciclo de vida pessoal e profissional, na maioria das vezes, a partir das expectativas e anseios dos outros e não de si próprio; destacam-se nas histórias das professoras, na dimensão instituída as percepções de uma carreira docente rumando para o desinvestimento amargo. Na dimensão instituinte de um número significativo de formandas e algumas professoras a presença da "autonomia", compreendida como a capacidade de refletir, criar e construir características significativas de um ciclo de vida pessoal e profissional poderá, ao longo dos anos, se aproximar de um desinvestimento sereno da profissão. | pt_BR |
dc.description.abstract | This investigation responds to the preoccupation with contributing to the studies on teachers' formation. 1t tried to know the instituted and instituting social meanings about the profession-teacher. These meanings were built by teachers who are still teaching and undergraduates in the Course of Pedagogy Habilitation Initial Series and Pedagogic Subjects for High School at UFSM, relating such meanings to the cycles of personal and professionallife. To research how these meanings are built constitutes relevant theme to enlarge the knowledge about this continuous and lasting process to become a teacher in order to orientate the construction of more consistent pointers that indicate for purpose of rethinking the initial and continued formation of teachers. The anxieties of the moulder of teachers and the empirical findings led me to try to deepen the comprehension of this noticeable process of building meanings in different cycles of the professionalization which determine the career of teacher. Characterized by a qualitative approach the research was developed with a group formed by fourteen (14) teachers who actuate in Public Elementary School joined to the Educational network of Santa Maria city and by twelve (12) undergraduates from the course mentioned before. The semi-structured interviews and the autobiography transcripts were utilized with the teachers in order to collect the data, while the remarks recorded in field diary, reflections about the class diaries, drawings and also autobiographies were utilized with the undergraduates. A matrix was built from the systematization of the collected information. This matrix comprised the analysis in function of the defined categories for investigation. If one takes in consideration the work developed in the stages of collecting and analyzing of the obtained information, one will see that the results achieved show clearly that the methodology adopted allowed the participants to understand while they were reflecting about their life histories, including remembrances of school, professional choice, processes of formation, pedagogic practice, they established new meanings on the cycles of personal and professional life, through the tension established between the instituted and the instituting imaginary. This process of reflection, however, needs some time, stimulus and continuity in order to develop, specially when one is dealing with the teachers in activity. This necessity seems to be proved by the fact that the study shows the strength of the dimension instituted from the part of the majority, both the teachers and the undergraduates. This is revealed by the predominance of the "heteronomy", defined in this work as "one being regulated by the other", building cycle o f personal and professional life, most times, from the others' expectations and anxieties and not theirs, outstand in the teachers' histories, in the instituted dimension the perceptions o f a teacher career steering to a bitter dischargement. In the instituting dimension of an expressive number of undergraduates and some teachers, the presence o f "autonomy", understood as the capacity of reflecting, creating and building significant characteristics of a cycle of personal and professional life might approximate itself from a serene dischargement of profession along the years. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Representação social | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Escolha profissional | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Aluno egresso | pt_BR |
dc.subject | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Imaginário social | pt_BR |
dc.title | Ser aluna, ser professora : uma aproximação das significações sociais instituídas e instituintes construídas ao longo dos ciclos de vida pessoal e profissional | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000306556 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2001 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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