O Mobral como política pública : a institucionalização do analfabetismo
View/ Open
Date
1990Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho é um estudo sobre Políticas Públicas em Educação de Adultos, mais especificamente, uma análise da questão do analfabetismo, de como ele foi produzido historicamente pelo sistema educacional brasileiro e da sua institucionalização pelo MOBRAL. Não se trata, aqui , da elaboração de mais um estudo especifico sobre a instituição MOBRAL, sua organização institucional ou sua ação pedagógica, uma vez que inúmeros trabalhos já foram realizados com essa abordagem. Trata-se, isso sim, de, a ...
Este trabalho é um estudo sobre Políticas Públicas em Educação de Adultos, mais especificamente, uma análise da questão do analfabetismo, de como ele foi produzido historicamente pelo sistema educacional brasileiro e da sua institucionalização pelo MOBRAL. Não se trata, aqui , da elaboração de mais um estudo especifico sobre a instituição MOBRAL, sua organização institucional ou sua ação pedagógica, uma vez que inúmeros trabalhos já foram realizados com essa abordagem. Trata-se, isso sim, de, a partir desse conhecimento já sistematizado, tentar refletir e analisar sobre o MOBRAL como Politica Pública em Educação de Adultos, tendo como referência alguns elementos constitutivos da teoria poulantziana de Estado . Partindo de uma reflexão teórica sobre a formulação de Políticas Públicas como resultante da relação Estado- movimentos sociais, busca entender a lógica, a ideologia e a politica que se alinharam numa determinada conjuntura histórica e se materializaram no aparelho educativo- cultural denominado MOBRAL. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educação.
Collections
-
Humanities (7540)Education (2530)
This item is licensed under a Creative Commons License