Caracterização da leitura de estudantes com TDAH
dc.contributor.advisor | Dorneles, Beatriz Vargas | pt_BR |
dc.contributor.author | Enricone, Jacqueline Raquel Bianchi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T02:31:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/198754 | pt_BR |
dc.description.abstract | O eixo principal desta tese é a relação entre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e o desempenho em leitura. Tem por objetivo contribuir para a compreensão da coocorrência entre TDAH e o baixo desempenho em leitura. Para isso, foram desenvolvidos três estudos. O primeiro é uma revisão sistemática da literatura acerca da coocorrência entre TDAH e o transtorno ou dificuldade na leitura (TL/DL), na perspectiva da neuropsicologia cognitiva. Foram encontrados 995 estudos empíricos nas bases Academic Search Premier (EBSCO); American Psychological Association (APA); Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME e BVS Psicologia Brasil; e Educational Resources Information Center – ERIC, e destes, foram incluídos 37, conforme as diretrizes PRISMA. Os resultados evidenciaram que a produção acadêmica sobre o tema está crescendo, e tanto o TDAH quanto o TL/DL, estão relacionados a déficits em determinados domínios neurocognitivos. Porém, os achados permanecem pouco claros no que diz respeito ao modelo teórico utilizado para analisar a comorbidade e ao núcleo de déficits neuropsicológicos envolvidos na coocorrência. O segundo estudo caracterizou o desempenho em leitura nas sub-habilidades de fluência, precisão e compreensão leitora de estudantes com TDAH, analisando também os tipos de erros cometidos, a partir das variáveis idade, escolaridade, sexo e forma de apresentação do TDAH. Foram avaliados 73 estudantes com TDAH, do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na análise, quando a distribuição das variáveis foi simétrica, utilizou-se o teste t ou ANOVA, quando assimétrica, foram utilizados os testes de Mann-Whitney ou Kruskal-Wallis. Os parâmetros de fluência e precisão tiveram crescimento com a escolaridade e a idade, o que não ocorreu na compreensão leitora. O terceiro estudo verificou se havia diferença no perfil neuropsicológico de crianças e adolescentes com TDAH analisando sub-componentes de linguagem, memória e habilidades visuoconstrutivas em relação aos grupos com bom e baixo desempenho geral em leitura, fluência, precisão e compreensão. Participaram do estudo os mesmos estudantes da amostra do estudo anterior. O grupo com baixo desempenho em leitura e em suas subhabilidades apresentou déficits significativos na linguagem semântica, memória semântica de longo prazo, memória verbal de curto prazo, aprendizagem auditivo verbal e habilidades visuocontrutivas. Apresentou ainda, maior diversidade de prejuízos, incluindo memória de reconhecimento e memória episódica de longo prazo. Não houve diferença entre os grupos na interferência proativa e retroativa e velocidade de esquecimento. Os resultados da tese são relevantes para compreender a coocorrência de TDAH e DL e subsidiar intervenções pedagógicas adequadas para estes estudantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main thrust of this thesis is the relationship between Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and reading literacy performance. It aims to contribute to the understanding of the co-occurrence between ADHD and low reading literacy performance. For this purpose, we made up three studies. The first one is a systematic review of the literature about the cooccurrence between ADHD and the reading disorder or disability (RD), from the perspective of cognitive neuropsychology. Out of the 995 empirical studies on the Academic Search Premier databases (EBSCO); the American Psychological Association (APA); the Virtual Health Library - BVS BIREME and BVS Psychology Brazil; and the Educational Resources Information Center - ERIC, we found out 37, which follow the PRISMA statements. The results showed that the academic writing on the subject has been increasing. They also suggested that both ADHD and RD are related to deficits in certain neurocognitive domains. However, these findings remain unclear regarding to the theoretical model used to analyze the comorbidity and the core neuropsychological deficits in the co-occurrence. The second study dealt with reading literacy performance in the sub-skills of fluency, accuracy and reading comprehension of students with ADHD. It also analyzed the types of errors made, having the variables of age, schooling, sex and presentation form of ADHD as its basis. We assessed 73 students with ADHD, from the 3rd to the 9th grade of Elementary School. In the analysis, the t or ANOVA test was used when the distribution of the variables was symmetrical. When it was asymmetric, the Mann-Whitney or Kruskal-Wallis tests were used. The parameters of fluency and accuracy have increased with schooling and age, which did not occur in the reading comprehension. The third study verified whether there was a difference in the neuropsychological profile of children and teenagers with ADHD. To do so, we analyzed subcomponents of language, memory and visuoconstructive skills regarding the groups with both high and low general reading literacy performance, fluency, accuracy and comprehension. The same students from the previous study participated in this one. The group with low reading literacy performance and their sub-skills presented significant deficits in semantic language, long-term semantic memory, short-term verbal memory, auditory verbal learning and visuocontructive skills. This last study also had a greater diversity of damages, including the ones in recognition and long-term episodic memory. There was no difference between the groups in proactive and retroactive interference and forgetfulness velocity. The results of this thesis are relevant to the understanding of the cooccurrence of ADHD and RD, as well as to subsidize appropriate pedagogical interventions for these students. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) | en |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Developmental reading disorder | en |
dc.subject | Co-occurrence | en |
dc.subject | Cognitive aspects | en |
dc.title | Caracterização da leitura de estudantes com TDAH | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001047469 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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