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dc.contributor.advisorMoellwald, Francisco Eggerpt_BR
dc.contributor.authorLima, Fernanda de Abreupt_BR
dc.date.accessioned2019-08-29T02:35:55Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198656pt_BR
dc.description.abstractO texto desta dissertação constitui-se por meio de uma análise de livro didático. Buscamos no livro didático respostas à pergunta que movimenta a pesquisa: “O que está sendo explicado sobre equações de primeiro grau?”. Pergunta que se constitui do encontro das palavras de Rancière e de Lins e Gimenez com situações vivenciadas em sala de aula. Deste encontro os movimentos da pesquisa constituem-se com o objetivo de pensar o ensino introdutório das equações de primeiro grau em consonância com o conceito de emancipação intelectual. Explorando as explicações do livro didático foi possível problematizá-las e potencializar outros modos de ver, pensar e fazer um estudo de conceitos matemáticos que compõem o ensino dessas equações.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino da matematicapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.titleConversando com o livro didático : o que está sendo explicado sobre equações de primeiro grau?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001099473pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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