Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer?
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A escrita deste trabalho aborda os modos de ver e viver as relações no contexto universitário, com ênfase na perspectiva da experiência de estudantes. Para tal tarefa, toma-se como ferramenta a escrita rizomática no processo de compor uma cartografia da experiência no percurso de formação numa universidade. A inspiração para fazer da experiência um modo de expressão com uma escrita narrativa foi a partir da leitura da escrevivência de Conceição Evaristo. Através de narrativas, pretende-se criar ...
A escrita deste trabalho aborda os modos de ver e viver as relações no contexto universitário, com ênfase na perspectiva da experiência de estudantes. Para tal tarefa, toma-se como ferramenta a escrita rizomática no processo de compor uma cartografia da experiência no percurso de formação numa universidade. A inspiração para fazer da experiência um modo de expressão com uma escrita narrativa foi a partir da leitura da escrevivência de Conceição Evaristo. Através de narrativas, pretende-se criar um regime de fazer falar e ver a respeito dos modos de (des)cuidar da vida universitária. Nesta compreensão, busca-se o estudo das relações entre o neoliberalismo com a lógica meritocrática de empreendedorismo de si, engendrado ao necropoder que tensiona a questão da vida e da morte, tendo em vista o saber acadêmico e o saber da experiência na universidade. Assim, este trabalho de conclusão se propõe a manter viva com leitoras e leitores a questão: Como produzir saúde e conceber o cuidado com a vida universitária na realidade neoliberal de individualismo e empreendedorismo de si? Coloca-se como experiência de cuidar do conhecimento a ocupação por estudantes do prédio do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
-
TCC Psicologia (431)
Este item está licenciado na Creative Commons License