SIGMA : Sistema de gestão e acompanhamento móvel de alunos portadores de necessidades educacionais especiais
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Title alternative
SIGMA: Management System for Students with Special Educational Needs
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Há alguns anos o Brasil possui uma Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, onde as escolas devem oferecer infraestrutura e profissionais especializados para acompanhar e atender esses alunos - o chamado Atendimento Educacional Especializado. Dentro desse contexto, em especial nas Escolas de Ensino Fundamental do Município de Porto Alegre, salas de recursos foram implantadas para auxiliar esses profissionais. O propósito deste trabalho é a realização de um si ...
Há alguns anos o Brasil possui uma Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, onde as escolas devem oferecer infraestrutura e profissionais especializados para acompanhar e atender esses alunos - o chamado Atendimento Educacional Especializado. Dentro desse contexto, em especial nas Escolas de Ensino Fundamental do Município de Porto Alegre, salas de recursos foram implantadas para auxiliar esses profissionais. O propósito deste trabalho é a realização de um sistema de auxílio para os professores de salas de recursos em Escolas do Ensino Fundamental, focado em uma aplicação móvel para a plataforma iOS, de modo a explorar as capacidades de dispositivos móveis modernos com o intuito de agilizar o fluxo de trabalho do professor ao mesmo tempo em que oferece garantias de segurança para os dados de seus alunos. Neste documento são descritas e analisadas as técnicas utilizadas durante o processo de desenvolvimento dessa aplicação e suas interfaces. O aplicativo resultante foi utilizado por professores, os quais o avaliaram através do System Usability Scale, onde atingiu uma marca de 88,3 pontos, demonstrando que o sistema tem boa usabilidade ao executar as tarefas e requisitos propostos. ...
Abstract
A few years ago, Brazil established a National Policy on Special Education in the perspective of Inclusive Education, where schools must offer infrastructure and specialized professionals to accompany and attend these students - the so-called Specialized Educational Assistance. Within this context, in particular, the Elementary Schools of Porto Alegre, resource rooms were set up to assist these professionals. The purpose of this work is the realization of a helper system for the teacher of reso ...
A few years ago, Brazil established a National Policy on Special Education in the perspective of Inclusive Education, where schools must offer infrastructure and specialized professionals to accompany and attend these students - the so-called Specialized Educational Assistance. Within this context, in particular, the Elementary Schools of Porto Alegre, resource rooms were set up to assist these professionals. The purpose of this work is the realization of a helper system for the teacher of resource rooms, focused on a mobile application to explore the capabilities of mobile devices, securely streamlining the teachers’ workflow, maintaining students’ data private. In this document, the techniques used during the development process of this application and its interfaces are described and analyzed. The resulting application was used by teachers, who evaluated it through the System Usability Scale, where it reached a mark of 88.3 points, demonstrating that the system has good usability in performing the proposed tasks and requirements. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License