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dc.contributor.authorLewgoy, Bernardopt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:11:55Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn1518-4463pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19859pt_BR
dc.description.abstractO segmento do livro religioso é o que mais tem crescido no mercado editorial brasileiro. O presente artigo sugere um mapeamento preliminar deste fenômeno, partindo da hipótese de que o livro e a leitura, quando relacionados com o universo religioso, nem podem ser reduzidas a expressões particulares do crescimento geral de determinados grupos religiosos, nem podem ser nivelados a um genérico mercado religioso, apresentando problemáticas e características próprias. O mercado editorial religioso expressa tanto o crescimento de grupos particulares – como os neopentecostais – quanto tendências culturais genéricas de passagens entre fronteiras doutrinárias e denominacionais, aonde o grau de troca interdenominacional, expresso pelos indicadores do mercado e pelos títulos das editoras é maior do que o admitido pelos discursos dos líderes das Igrejas. A partir do exame dos casos espírita e evangélico, pergunta-se aqui pela autonomia do fenômeno e sugere-se que tanto as idéias de mercado quanto de cultura devem ser combinadas a fim de dar conta de um modelo interpretativo abrangente do fenômeno.pt_BR
dc.description.abstractThe religious book segment has had the biggest growth in Brazil’s editorial market. This article suggests a preliminary mapping of this phenomena, starting from the hypothesis that, both books and reading, when related to the religious universe, can’t be reduced into particular expressions of determined religious groups’ growth, neither can be leveled to a generic religious market – despite that, it presents certain questions and characteristics derived from the cultural and historical specificity of the object “book”. The religious editorial market expresses the growth of certain groups – like the pentecostals – and generic cultural tendencies of passages between doctrinary and denominational borders as well, where the degree of interdenominational change, expressed by market numbers and publishing companies’ titles is bigger than what is admited by the church leaders’ discourses. From the examination of kardecist and evangelic cases, the autonomy of the phenomena is inquired, and it is suggested that both the ideas of market as well as the ideas of culture must be combined in order to accomplish an interpretative model that is able to cover the phenomena.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiencias sociales y religión. Porto Alegre, RS. Vol. 6, n. 6 (oct. 2004), p. 51-69pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEditorial marketen
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectReligionen
dc.subjectMercado editorialpt_BR
dc.subjectKardecism,en
dc.subjectEspiritismopt_BR
dc.subjectPentecostalismen
dc.subjectPentecostalismopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleO livro religioso no Brasil recente : uma reflexão sobre as estratégias editoriais de espíritas e evangélicospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000442303pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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