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dc.contributor.advisorGriza, Sandropt_BR
dc.contributor.authorRenck, Tiago Samuelpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-29T02:34:40Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198514pt_BR
dc.description.abstractO setor automobilístico tem sofrido muitas mudanças nos últimos anos. Os principais motivos destas alterações são a existência de novas regras que ditam critérios cada vez mais rígidos de produção e um mercado mais competitivo. A exemplo disso, temos as leis que regulam a segurança dos passageiros e as que limitam rigidamente a produção de poluentes, dentre outras. Estes fatores levaram a indústria a pesquisar novos materiais mais resistentes e mais leves, que, por conseqüência, possibilitam a utilização de motores mais econômicos e menos poluentes. O principal objetivo deste trabalho é caracterizar a resistência à fadiga de juntas soldadas endurecidas através da construção das curvas de Wöhler (diagramas SxN). Para isso foram testadas amostras construídas a partir de chapas de 1 mm do material IF estabilizado com titânio ( ), soldadas por processo MAG em dois tipos, topo e sobreposta, sofrendo posteriormente endurecimento por nitretação gasosa. Desse grupo, metade das amostras foram submetidas ao processo de galvanização. Desta forma, quatro grupos de amostras foram comparados: soldas de topo endurecidas, soldas de topo endurecidas e galvanizadas, soldas sobrepostas endurecidas e soldas sobrepostas endurecidas e galvanizadas. Desses grupos que serão testados, verificaremos qual terá melhor resistência à fadiga.pt_BR
dc.description.abstractNow a days the automotive industry has been passing through many changes. These changes are aimed to fit in the new rules of production and the competitive market. As an example of these there are the safety, for the passengers, and the emission rules that regulate the pollution. The industry is researching and developing new kind of materials because of those reasons. Lightweight and high resistance materials that could make possible the use of smaller and economic engines are some points of research. This work is aimed to characterize the fatigue properties of welded joints through the Wöhler curves. Specimens made from a 1mm thick Interstitial Free steel sheet will be tested. The samples are welded in two geometries, butt and overlapped by a robot using the MAG process and hardened by gas nitriding after welding. Half part of this group was taken to a galvanizing process. To analyze and understand the relation between the treatments and fatigue properties four groups will be tested: butt hardened, butt hardened and galvanized, overlapped hardened and overlapped hardened and galvanized.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFadiga (Engenharia)pt_BR
dc.subjectMateriaispt_BR
dc.titleCaracterização da vida em fadiga de juntas soldadas endurecidaspt_BR
dc.title.alternativeFatigue characterization of hardened welded joints en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000337607pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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