Entre didáticas e resistências : interseccionalidade no ensino de Sociologia
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar as articulações entre o conceito de interseccionalidade e as práticas pedagógicas no ensino de Sociologia. Através de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários, foi possível analisar como professoras/es de sociologia discutem as relações de gênero, sexualidade, raça e classe social. O ensino de Sociologia é localizado por meio de uma retomada histórica do estabelecimento da disciplina e seus novos desafios. Os estudos das Ciências Soci ...
Este trabalho tem como objetivo apresentar as articulações entre o conceito de interseccionalidade e as práticas pedagógicas no ensino de Sociologia. Através de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários, foi possível analisar como professoras/es de sociologia discutem as relações de gênero, sexualidade, raça e classe social. O ensino de Sociologia é localizado por meio de uma retomada histórica do estabelecimento da disciplina e seus novos desafios. Os estudos das Ciências Sociais acerca dos marcadores de gênero, sexualidade, raça e classe social também são apresentados. A partir desses elementos, é proposta uma didática da Sociologia que englobe as perspectivas interseccionais em conjunto com os princípios de desnaturalização e estranhamento. ...
Abstract
This work aims to present the articulations between the concept of intersectionality and pedagogical practices in the teaching of Sociology. Through semi-structured interviews and the application of questionnaires, it was possible to analyze how sociology teachers discuss the relations of gender, sexuality, race and social class. The teaching of Sociology is located through a historical resumption of the establishment of the discipline and its new challenges. Social Sciences studies on markers ...
This work aims to present the articulations between the concept of intersectionality and pedagogical practices in the teaching of Sociology. Through semi-structured interviews and the application of questionnaires, it was possible to analyze how sociology teachers discuss the relations of gender, sexuality, race and social class. The teaching of Sociology is located through a historical resumption of the establishment of the discipline and its new challenges. Social Sciences studies on markers of gender, sexuality, race, and social class are also presented. From these elements, it is proposed a didactics of Sociology that encompasses the intersectional perspectives together with the principles of denaturalization and estrangement. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (762)
Este item está licenciado na Creative Commons License