Aplicação de sequência de aulas sobre alterações genéticas como mecanismo de ensino-aprendizagem para estudantes de ensino médio
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Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho trata-se de um relato de experiência, realizado em uma escola pública estadual do município de Feliz-RS, durante o semestre letivo da segunda metade do ano de 2017. Objetivou-se investigar os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito de alterações genéticas e ou cromossômicas a partir de questionamentos e comentários provenientes dos mesmos. Tais conhecimentos estavam centrados, especialmente, nos distúrbios cromossômicos observados nos seres humanos e a temática do câncer. ...
Este trabalho trata-se de um relato de experiência, realizado em uma escola pública estadual do município de Feliz-RS, durante o semestre letivo da segunda metade do ano de 2017. Objetivou-se investigar os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito de alterações genéticas e ou cromossômicas a partir de questionamentos e comentários provenientes dos mesmos. Tais conhecimentos estavam centrados, especialmente, nos distúrbios cromossômicos observados nos seres humanos e a temática do câncer. Além disso, é intuito do presente trabalho reconhecer os assuntos que mais geram interesse nos alunos, auxiliando, em primeira instância, para estabelecer conexão entre os mesmos com a realidade do alunado. Isso foi possível de ser realizado através de uma análise qualitativa de uma sequência de aulas com duração total de 8h aula gravadas em equipamento eletrônico e analisadas seguidamente. Os dados para posterior diagnóstico foram organizados conforme as seguintes categorias: Questões de cunho senso comum envolvidas no andamento das aulas e como interferem no estabelecimento dos conceitos científicos; Viabilidade do aprendizado mensurada através das mensagens que manifestam o interesse e motivação dos alunos; Conhecimentos prévios sobre os assuntos abordados: relação entre os mesmos e a realidade cotidiana do alunado; Papel do professor como mediador do conhecimento especialmente em turmas de turno noturno e suas implicações. Como resultados da análise, podemos destacar que este período de aulas propiciou aos alunos conteúdos que até então não haviam sido ministrados no âmbito escolar, fazendo com que os mesmos mobilizassem suas noções antecedentes e confrontassem suas ideias com o senso comum. Ademais, este trabalho fomentou a docência da autora, especialmente em turma de ensino médio noturno e propiciou aos estudantes a capacidade de realizar associação entre o aprendizado e suas vivências tão fundamentais para o entendimento da biologia como estudo dos seres vivos, suas especificidades, mudanças e conformações genotípicas e fenotípicas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Biológicas (1421)
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