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dc.contributor.advisorNeis, Patric Danielpt_BR
dc.contributor.authorLongen Junior, Denilsonpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-23T02:30:12Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198341pt_BR
dc.description.abstractO principal objetivo deste trabalho é analisar a influência dos parâmetros operacionais de força normal, velocidade de rotação e temperatura na formação de um terceiro corpo (ou filme) sobre o disco de freio automotivo em ensaios de frenagem laboratoriais. Os ensaios foram realizados no Laboratório de Tribologia (LATRIB) da UFRGS. Para o estudo, foi utilizada uma pastilha e um disco de ferro fundido cinzento. Dessa forma, buscou-se desenvolver, através de fotos da superfície do disco após cada frenagem, uma metodologia capaz de avaliar e quantificar o filme que foi depositado sobre a superfície do mesmo. Assim, foi possível observar a evolução do terceiro corpo ao longo dos ensaios para as diferentes combinações dos parâmetros predeterminados. Como resultado, pode-se concluir que o aumento da temperatura possui a maior influência na formação do filme, visto que, houve uma maior formação de filme homogêneo para a temperatura mais elevada (de 250ºC). Já para os outros parâmetros, a influência teve uma menor relevância e os resultados são discutidos ao longo do trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this work is to analyze the influence of the parameters of normal force, speed and temperature on the formation of a third body (or film) on the automotive brake disc in laboratory braking tests. The tests were carried out at the Tribology Laboratory (LATRIB) at UFRGS. For the study, a Semi-Metallic brake pad (SM) and a gray cast iron disc were used. In this way, through photos of the disk surface for each braking, it was tried to develop a methodology capable of evaluating and quantifying the film that was deposited on the surface of the brake. Thus, it was possible to observe the evolution of the third body throughout the tests for the different combinations of the predetermined parameters. As a result, it can be concluded that the increase in temperature has the greatest influence on the formation of the film, since there was a higher formation of homogeneous film at the highest temperature (250ºC) for the Semi-Metallic brake pad. For the other parameters, the influence was less relevant and the results are going to be discussed throughout the work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTribologiapt_BR
dc.subjectThird bodyen
dc.subjectFreiospt_BR
dc.subjectTribologyen
dc.subjectSemi-metallic brake paden
dc.titleAvaliação da formação de filme em disco de freio automotivo durante as frenagenspt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the film formation on automotive brake discs during brakings en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098917pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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