Sérgio Sant'Anna e a paródia pós-moderna : revisão crítica da história e da cultura brasileira
Fecha
2001Autor
Tutor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Esse trabalho pretende analisar a obra do escritor Sergio Sant'Anna como parodia pós-moderna, a partir de três fases determinadas pelos textos: Confissões de Ralfo (uma autobiografia imaginária), 1975, A tragédia brasileira (romance-teatro) 1987 e Um crime delicado (romance), 1997, descrevendo como a auto-reflexividade paródica contribui para uma revisão das estruturas sócio-políticas e das atitudes culturais do Brasil pós-64, demonstrando, ao mesmo tempo, como o autor questiona o lugar das art ...
Esse trabalho pretende analisar a obra do escritor Sergio Sant'Anna como parodia pós-moderna, a partir de três fases determinadas pelos textos: Confissões de Ralfo (uma autobiografia imaginária), 1975, A tragédia brasileira (romance-teatro) 1987 e Um crime delicado (romance), 1997, descrevendo como a auto-reflexividade paródica contribui para uma revisão das estruturas sócio-políticas e das atitudes culturais do Brasil pós-64, demonstrando, ao mesmo tempo, como o autor questiona o lugar das artes, da literatura e do escritor na cultura brasileira Mostrando que o mundo só e verdadeiramente vivido quando narrado, Sérgio Sant'Anna constrói uma "outra" história filtrada pelo olhar arguto do escritor que vê a realidade através da representação e tem no teatro, nas artes plásticas, no cinema, na música e no próprio conhecimento de mundo, a inspiração para sua obra. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Colecciones
-
Lingüística, Letras y Artes (2960)Letras (1817)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
