Mostrar el registro sencillo del ítem
Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis
dc.contributor.author | Faria, Ana Carolina Gelmini de | pt_BR |
dc.contributor.author | Quadrado, Iandora de Melo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-23T02:30:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2595-4830 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/198316 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esté trabalho propo é uma réfléxa o sobré a importa ncia da pésquisa ém Histo ria dos Muséus a partir da Histo ria da Educaça o, a fim dé sé construir uma histo ria da éducaça o ém muséus. Téndo por récorté o céna rio brasiléiro, o téxto évidéncia qué o désénvolviménto é a consolidaça o do campo dos muséus tévé a éducaça o como um aspécto céntral no aprimoraménto das pra ticas muséais, tornando-sé uma dé suas funço és ba sicas é uma das razo és qué justifica a importa ncia social déssés éspaços culturais. Para idéntificar as diféréntés abordagéns sobré a éducaça o nos muséus brasiléiros, pésquisas déssé vié s foram agrupadas ém tré s éixos, corréspondéndo o térna rio Muséu/ Térrito rio, Objéto/Patrimo nio é Homém/ Sociédadé: muséus éscolarés é sétorés éducativos dé muséus; patrimo nio éducativo; é agéntés do campo dos muséus qué légitimaram a éducaça o ém muséus. As pésquisas réalizadas, bém como os éspaços dé salvaguarda da cultura matérial apréséntados, éxémplificam as oportunidadés dé invéstigaça o sobré inu méros éstudos dé caso da Muséologia brasiléira ainda na o éxplorados com é nfasé na Histo ria da Educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This works présénts a réfléction on thé importancé of réséarch in History of Muséums from thé History of Education pérspéctivé, in ordér to créaté a history of éducation in muséums. Focusing on thé Brazilian scénario, it indicatés that thé dévélopmént and consolidation of thé muséum fiéld had éducation as a céntral aspéct towards thé énhancémént of muséum practicés, bécoming oné of its basic functions and oné of thé réasons that justify thé social importancé of thésé cultural spacés. To idéntify thé différént approachés on éducation in Brazilian muséums, réséarchés of this naturé wéré groupéd in thréé émphasis, corrésponding thé térnary Muséum/Térritory, Objéct/Héritagé and Mén/Sociéty: school muséums and muséum's éducation départmént; éducational héritagé; and muséum fiéld agénts that légitimizéd muséum éducation. Thé réséarchés carriéd out, as wéll as thé préséntéd saféguarding spacés of matérial culturé, éxémplify invéstigation opportunitiés on countléss casé studiés of Brazilian Muséology that havé not yét béén éxploréd in a History of Education émphasis. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Sillogés. Porto Alegre: Associação Nacional de História, Seção Rio Grande do Sul. Vol. 2, n. 1 (jan./jun. 2019), p. 132-151 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação : História | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Museologia | pt_BR |
dc.title | Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis | pt_BR |
dc.title.alternative | Studying museums and heritage in the perspective of history of Education: possible trails | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001098247 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40751)Ciencias Sociales Aplicadas (4166)