Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho, de abordagem qualitativa, analisa um contexto específico, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM), a partir das perspectivas dos/as ex-alunos/as sobre esse ambiente escolar, vivenciado por eles e elas em um passado recente. Ao pesquisar trabalhos acadêmicos, foi possível perceber que, em sua maioria, os mesmos apenas analisam o desempenho desses alunos/as no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Outros, apenas relacionam o desempenho dos alunos/as no ENEM com os seu ...
O presente trabalho, de abordagem qualitativa, analisa um contexto específico, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM), a partir das perspectivas dos/as ex-alunos/as sobre esse ambiente escolar, vivenciado por eles e elas em um passado recente. Ao pesquisar trabalhos acadêmicos, foi possível perceber que, em sua maioria, os mesmos apenas analisam o desempenho desses alunos/as no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Outros, apenas relacionam o desempenho dos alunos/as no ENEM com os seus fatores sociais. Porém, entendo que seja importante sermos capazes de olhar para os alunos/as de escolas militares não somente como número, mas também como seres reflexivos, inseridos em um tipo de cultura juvenil. Para tanto, colocou-se a seguinte inquietação: quais perspectivas os/as ex-alunos/as do CTBM construíram a partir da vivência que tiveram nesse espaço escolar militar? A partir de entrevistas feitas com ex-alunos/as do CTBM, objetivou-se aprender sobre suas perspectivas a partir da rotina vivida, das expectativas e dos dilemas enfrentados a fim de refletir sobre as estratégias utilizadas por eles/as para se adequarem e/ou se contraporem ao contexto escolar regido pelas regras militares. Foram abordados os seguintes aspectos: Ingresso e adaptação ao colégio; apresentação pessoal e hierarquia; desempenho escolar e méritos; o que lembram e o que projetam para o futuro. Analisando os resultados obtidos na entrevista, foi possível constatar que as identidades, tanto as consideradas coerentes às normas, como as desviantes foram fortemente controladas e produzidas através da escolarização militar. Ainda, que as diversas lembranças descritas pelos ex-alunos/as demonstram como frequentar o CTBM foi uma experiência marcante na juventude deles/as. Interessante observar que, mesmo considerando os pontos positivos e negativos citados pelos/as entrevistados/as, o estudo parece indicar que os/as mesmos/as, exceto em contextos bem específicos, incentivariam um/uma filho/a seu a ingressar no CTBM. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License