Pesquisar e intervir
Visualizar/abrir
Data
2004Autor
Tipo
Outro título
To research and to intervene
Assunto
Resumo
O texto busca, a partir de conceitos teóricos da Biologia do Conhecer, discutir a pesquisa-intervenção como uma ação que cria possibilidades de interconexão entre a pesquisa e a extensão no viver universitário. A condição de observador-dependente, produzido a partir de uma rede de conversações que constitui o domínio explicativo científico é tomada para compreender as possibilidades de exercício da função de autoria, bem como as implicações éticas decorrentes. Postula-se que a pesquisa-interven ...
O texto busca, a partir de conceitos teóricos da Biologia do Conhecer, discutir a pesquisa-intervenção como uma ação que cria possibilidades de interconexão entre a pesquisa e a extensão no viver universitário. A condição de observador-dependente, produzido a partir de uma rede de conversações que constitui o domínio explicativo científico é tomada para compreender as possibilidades de exercício da função de autoria, bem como as implicações éticas decorrentes. Postula-se que a pesquisa-intervenção possa - ela mesma - constituir-se como inovação ao propor perspectivas metodológicas de ação capazes de sustentar trabalhos de intervenção para além da pesquisa propriamente dita. ...
Abstract
This text discusses intervention-research as an action that creates possibilities of interconnections between research and extension in universitarian daily life from the basic theoretical concepts of Biology of Knowledge. Produced from a network of conversations which constitutes the explanatory scientific domain, the condition of dependent-observer is taken in order to understand the possibilities of exercising authorial function, as well as the resultant ethical implications. It’s postulated ...
This text discusses intervention-research as an action that creates possibilities of interconnections between research and extension in universitarian daily life from the basic theoretical concepts of Biology of Knowledge. Produced from a network of conversations which constitutes the explanatory scientific domain, the condition of dependent-observer is taken in order to understand the possibilities of exercising authorial function, as well as the resultant ethical implications. It’s postulated that interventionresearch methodology can constitute itself as an inovation when proposing methodological perspectives of action capable of sustaining interventions that sustain themselves beyond the research in itself ...
Contido em
Psicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 16, n. 1 (jan./abr. 2004), p. 98-107
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (38920)Ciências Humanas (6646)
Este item está licenciado na Creative Commons License