O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em uma escola da rede pública de ensino em Porto Alegre, RS
dc.contributor.advisor | Guerra, Teresinha | pt_BR |
dc.contributor.author | Piccardi, Hosana Maria Fonseca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T02:31:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/198215 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca analisar a forma como são ministradas (escolhidas) as temáticas ambientais, as circunstâncias sociais que levam os indivíduos (educadores) a apropriar-se do assunto e o porquê da ausência de temas ambientais importantes nas aulas de Ciências na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Porto Alegre. Para isso, tomou-se para a análise a prática docente de uma educadora de Ciências da EJA na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF José Mariano Beck, localizada no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre – RS. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método qualitativo com a realização de observações das aulas, assim como uma entrevista com a educadora. O trabalho de pesquisa desenvolvido teve uma importância fundamental para a minha formação enquanto licencianda de Biologia. O contato com a realidade da Escola proporcionou o conhecimento das múltiplas realidades em que estão inseridas as instituições escolares, seus(suas) respectivos(as) profissionais e as(os) educandas(os). Entre as muitas aprendizagens proporcionadas durante os processos de prática de ensino e especialmente de observação para a realização do presente trabalho, a ação de considerar o público e seu entorno é absolutamente fundamental para o trabalho docente. Percebe-se que uma abordagem cidadã, no sentido de preocupar-se com a vida cotidiana e história da comunidade na qual estão inseridos esses(as) educandos(as) é mais importante do que, meramente, reproduzir um conteúdo formal para o público de estudantes. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.title | O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em uma escola da rede pública de ensino em Porto Alegre, RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001095930 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Biológicas (1353)