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dc.contributor.authorSchardong, Paula Cortezi Schefer Cardosopt_BR
dc.contributor.authorSarmento, Simonept_BR
dc.date.accessioned2019-08-22T02:31:53Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2237-5864pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198210pt_BR
dc.description.abstractAmparadas pela abordagem metodológica da pesquisa qualitativa interpretativa e da pesquisa-ação, e à luz da teoria de aprendizagem situada, neste trabalho, por meio de um relato de experiência, analisamos se e como o Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) fomenta a formação docente de alunos de pós-graduação para o ensino superior. Os dados para este estudo foram gerados durante quatro meses em uma turma de estágio do curso de graduação em Letras em uma universidade federal no Sul do Brasil. O corpus deste trabalho é constituído por diários de campo gerados a partir dos encontros de feedback pós-observação das aulas realizados entre a professora supervisora, a aluna de pós-graduação e os estagiários. Os resultados apontam que, no contexto analisado, as práticas diárias do magistério vivenciadas por uma das autoras no estágio de docência contribuíram para a formação docente voltada à educação superior, a participação da estudante de pós-graduação aumentou em complexidade e engajamento e a aluna moveu-se de participante periférica para participante plena.pt_BR
dc.description.abstractBased on qualitative interpretive research and action research approaches, and in the light of situated learning theory, in this paper, by means of a report, we analyze how PROEX funded by the Brazilian Federal Agency for Post-graduate Education (CAPES) promotes teacher development for higher education. Data for this study was generated during four months in the English internship course in the undergraduate language teaching degree in a federal university located in the South of Brazil. The corpus of this work is composed of field diaries generated from post-observation feedback meetings of the classes carried out among the supervisor professor, the graduate student and the trainees. The results show that, in this context, the practices experienced by one of the authors contributed to the professional development to teach in higher education, the participation of the postgraduate student increased in complexity and engagement and the student moved from peripheral participant to full participant.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista docência do ensino superior. Belo Horizonte, MG. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 99-118pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeaching internshipen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titlePrograma de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superiorpt_BR
dc.title.alternativeProgram of Academic Excellence (PROEX) : a report on how to become a professor in higher educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001098169pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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