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dc.contributor.advisorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorXavier, Glaucia Marquespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-22T02:31:48Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198202pt_BR
dc.description.abstractO gênero e a sexualidade, assim como as identidades sexuais e de gênero, são construídos através de inúmeras aprendizagens e práticas ao longo da vida. Essas construções se estabelecem junto à hierarquização entre os gêneros, contribuindo para o fortalecimento das relações de poder existentes entre eles. Uma das diversas formas ao quais essas relações de poder se manifestam é através do ódio às mulheres (misoginia). O ódio se revela, dentre tantas maneiras, na violência contra a mulher e na cultura do estupro, naturalizados em nossa sociedade e reproduzidos dentro da escola. Sendo assim, a escola tem um papel fundamental na luta contra essas hierarquizações e desigualdades. Uma maneira de desconstruirmos concepções misóginas e construirmos novas maneiras de vivenciarmos nossa sexualidade é através da educação sexual. Dessa forma, esse trabalho buscou explorar de que maneira o gênero e a sexualidade está sendo abordado na escola, se é que está sendo abordado, e como vem sendo construído o sexo, o gênero e a sexualidade para os e as estudantes. A pesquisa foi realizada em uma escola na zona norte de Porto Alegre e se desenvolveu através da formulação de questionários direcionados a estudantes de duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, de entrevista direcionada à professora de Ciências e de observações das duas turmas. A pesquisa foi de natureza qualitativa e teve uso da técnica de análise de conteúdo para analisar os dados. De acordo com os resultados obtidos pode-se observar que a escola negligencia o tema gênero e sexualidade e se omite de seu lugar de luta contra as desigualdades na sociedade. A omissão da escola abre espaço para que outros contextos de educação sexual (como a pornografia), que podem vir a incitar e a reafirmar valores presentes em uma cultura do estupro, constituam uma alternativa de aprendizado sobre sexo e comportamentos sexuais na vida dos e das estudantes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.subjectViolência de gêneropt_BR
dc.subjectEstupropt_BR
dc.subjectPornografiapt_BR
dc.titleSobre corpos em branco e vidas coloridas : construção do gênero e da sexualidade em contextos de educação sexualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coJunqueira, Heloisapt_BR
dc.identifier.nrb001096486pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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