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dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorCaldas, Nathalia da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-21T02:30:47Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198171pt_BR
dc.description.abstractEm minha experiência no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e suas disciplinas correspondentes, uma bolsa de iniciação à Docência e os estágios de docência, chamaram-me a atenção às metodologias de ensino utilizadas em sala de aula, de escolas públicas, que eram, em sua maioria, parte da chamada abordagem tradicional de ensino. Em minha pesquisa, procurei aplicar um questionário com professoras de Ciências, Ensino Fundamental, da rede pública de ensino, município de Guaíba/RS. Os objetivos desta pesquisa foram: analisar os efeitos das aulas dessas professoras em aprendizagens significativas nos estudantes, com noções de pertencimento; criar uma classificação dessas aulas baseando-me na literatura específica sobre metodologias de ensino, e denominadas “aulas tradicionais” e “aulas diferenciadas”, de acordo com as abordagens de ensino investigadas nesta pesquisa. Com a discussão e análise dos resultados, foi possível perceber que as aulas tradicionais, com ênfase no método expositivo dos conteúdos, destacaram-se como sendo a abordagem de ensino mais predominante. Aulas práticas, dialogadas e trabalhos interacionistas também foram citados, em menor proporção. A partir da técnica de pesquisa intitulada “análise do conteúdo”, na qual a linguagem é fonte de interpretações sucessivas, gerando as categorias de análise como resultados encontrados, além dos referenciais teóricos por mim apropriados, pude me aproximar de algumas conclusões. A maioria das professoras faz relações entre aprendizagens significativas e suas metodologias de ensino, iniciando os conteúdos com as experiências prévias e o cotidiano dos alunos, indicando que essa é a forma que os alunos aprendem mais. Segundo as professoras investigadas, os desafios presentes no cenário escolar e na sala de aula são considerados impedimentos à construção de aprendizagens significativas. Relacionam, também, esses impedimentos com a dita desmotivação e falta de interesse dos alunos – o que provavelmente está relacionado à abordagem de ensino tradicional que permeia a maior parte das aulas – bem como com a falta de recursos das escolas, excesso de trabalho, salários defasados e problemas relacionados ao currículo de Ciências. Sobre construir noções de pertencimento, a maioria das professoras pareceu tentar ou esperar criar relações, embora encontrem desafios relacionados à falta de maturidade dos alunos, ou aos problemas escolares já citados. A maioria das professoras entende que para construir essas noções, é preciso haver um trabalho coletivo entre família, sociedade e escola. Com base no processo de investigação e seus resultados, pode-se afirmar que as aulas ministradas por essas professoras são grandemente apoiadas na abordagem tradicional por vários motivos, que perpassam a trajetória da educação, desde a instituição da chamada escola tradicional, e a forma como se instituiu a educação gratuita para todos no país, que perpassam a formação de professores e todos os desafios vividos por eles nessa profissão. O sentimento de pertencimento não parece ser uma prioridade nas suas aulas, a não ser no sentido de valorizar que os alunos saibam que são seres vivos e quando as professoras buscaram trazer as implicações familiares, sociais e culturais do tema. Nesse sentido, destaco os próprios currículos escolares como não facilitadores à construção dessas noções, principalmente, quando a escola perde a delicada relação que poderia existir entre ela e a família dos alunos. É importante também ressaltar que essa pesquisa é resultante de uma pequena amostra de professoras e que não é possível generalizar seus resultados para todas as professoras de Ciências da rede pública de ensino, sendo necessários estudos mais aprofundados com professores e alunos.pt_BR
dc.description.abstractIn my experience in the Teaching's Degree in Biological Sciences, and its corresponding disciplines, a scholarship to Teaching and the teaching internships, It called my attention the teaching methodologies used in the classroom, public schools, for the most part, part of the so-called traditional approach to teaching. In my research, I tried to apply a questionnaire with Science teachers, Elementary School, public school, Guaíba/RS. The objectives of this research were: to analyze the effects of the classes of these teachers in meaningful learning in the students, with notions of belonging; to create a classification of these classes based on the specific literature on teaching methodologies, and called "traditional classes" and "differentiated classes", according to the teaching approaches investigated in this research. With the discussion and analysis of the results, it was possible to perceive that the traditional classes, with emphasis in the expositive method of the contents, stood out as being the most predominant teaching approach. Practical classes, with dialogues and interactionist works were also cited, to a lesser extent. From the research technique called "content analysis", in which language is the source of successive interpretations, generating the categories of analysis as results found, in addition to the theoretical references I have appropriate, I was able to approach some conclusions. Most teachers make connections between meaningful learning and their teaching methodologies, initiating the content with the students' previous experiences and daily life, indicating that this is the way students learn more. According to the teachers investigated, the challenges present in the school setting and in the classroom are considered as impediments to the construction of meaningful learning. They also relate these impediments to the students' lack of motivation and lack of interest - which is probably related to the traditional teaching approach that permeates most classes - as well as the lack of school resources, overwork, wages and problems related to the science curriculum. On constructing notions of belonging, most teachers seemed to try or hope to create relationships, although they encounter challenges related to students' lack of maturity or to the school problems already cited. Most teachers understand that to build these notions, there needs to be a collective work between family, society and school. Based on the research process and its results, one can affirm that the classes taught by these teachers are greatly supported in the traditional approach for several reasons, which go through the education trajectory, from the institution of the so-called traditional school, and the way a free education was instituted for all in the country, which encompasses the training of teachers and all the challenges they face in this profession. The feeling of belonging does not seem to be a priority in their classes, except in the sense of valuing that the students know that they are living beings and when the teachers sought to bring the familiar, social and cultural implications of the theme. In this sense, I highlight the school curricula themselves as not facilitating the construction of these notions, especially when the school loses the delicate relationship that could exist between it and the students' families. It is also important to highlight that this research is the result of a small sample of teachers and that it is not possible to generalize its results to all public science teachers, and further studies are needed with teachers and students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectTraditional classesen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDifferentiated classesen
dc.subjectPertencimentopt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectBelongingen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.titleAulas tradicionais x aulas diferenciadas: uma análise dos seus efeitos em aprendizagens significativas com noções de pertencimentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001095985pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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