Do uni ao pluri : mais professores, mais afetividades?
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
No currículo da maioria das escolas da rede pública de ensino de Porto Alegre, a passagem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental (EF) marca uma desestabilização no ambiente escolar. Ela é caracterizada, principalmente, pela transição da monodocência para a pluridocência. O modelo monodocente estimula a formação de um vínculo afetivo com o professor, já que ele acompanha a turma durante todo o ano letivo. Com a transição para pluridocência, o modelo de relação professor-aluno sofre uma mudanç ...
No currículo da maioria das escolas da rede pública de ensino de Porto Alegre, a passagem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental (EF) marca uma desestabilização no ambiente escolar. Ela é caracterizada, principalmente, pela transição da monodocência para a pluridocência. O modelo monodocente estimula a formação de um vínculo afetivo com o professor, já que ele acompanha a turma durante todo o ano letivo. Com a transição para pluridocência, o modelo de relação professor-aluno sofre uma mudança: o aluno agora lida com vários professores e um tempo limitado com cada um deles. Sendo afetividade é uma das características que permite a criação de um vínculo entre professor e aluno, ela se torna essencial para que os alunos ingressantes no sexto ano consigam se adaptar a nova rotina escolar. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo identificar as estratégias docentes que ministram aulas no 6º ano do ensino fundamental para estabelecer vínculos afetivos com seus alunos a fim de estimular a aprendizagem da turma em sala de aula. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a seis docentes em duas escolas, sendo três docentes em cada uma das escolas. Os resultados foram analisados através da metodologia de Análise de Conteúdo, que culminou na configuração de duas categorias: A perspectiva docente e As estratégias docentes. O estudo mostra que os professores percebem as dificuldades e as necessidades afetivas dos alunos que ingressam no sexto ano do EF. Podemos avaliar também que os docentes entrevistados possuem estratégias pedagógicas para a formação de um vinculo com o aluno, e em sua maioria elas se caracterizam no jeito de falar e ser com o aluno e nas metodologias e propostas didáticas. ...
Abstract
In the curriculum of most public schools in Porto Alegre, the transition from fifth and sixth year of Fundamental School shows a destabilization in the school environment. It is characterized by the shift from a single teacher to multiple. Having a single teacher through the entire school year forms a bond with the student. Affection being one of the characteristics that allows the creation of this link, it becomes essential so that sixth year students can adapt to the new school routine. With ...
In the curriculum of most public schools in Porto Alegre, the transition from fifth and sixth year of Fundamental School shows a destabilization in the school environment. It is characterized by the shift from a single teacher to multiple. Having a single teacher through the entire school year forms a bond with the student. Affection being one of the characteristics that allows the creation of this link, it becomes essential so that sixth year students can adapt to the new school routine. With that in mind, this piece attempts to identify the strategies used in sixth year classes to stimulate learning. The data was obtained through semi-structured interviews applied to tree teachers in two schools in the city of Porto Alegre. The results were analyzed through the Content Analysis methodology, which culminated in two categories: The teaching perspective and the teaching strategies. The study shows that teachers recognize the difficulties and the needs of students. We can also evaluate the people interviewed have their own pedagogical methods to form affective relationships with a student, and that those manifest in behavior patterns such as way of speaking and their approach to teaching. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Biológicas (1353)
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