Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Carlos Francisco Habekost dospt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Mara da Silva dept_BR
dc.date.accessioned2019-08-15T02:30:22Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198030pt_BR
dc.description.abstractEmbora nem todo educando saiba o significado das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), estas estão presentes em todos os lugares, independente de renda. As TICs fazem parte do cotidiano e, por este motivo, não podem deixar de ser exploradas no espaço escolar. Utilizando-se de computadores e mais recentemente dos celulares para obter-se e propagar-se informações, as TICs são instrumentos mediadores de relações sociais e humanas. Como todo instrumento utilizado pelo homem em seu desenvolvimento em sociedade, há sempre os pontos edificantes e os que trazem discussões, contestações e até problemas. O presente trabalho, aborda o acesso às TICs, através do uso dos softwares Google Drive e Hangouts para interação dos alunos, além da conscientização da violência praticada através do uso das tecnologias, o cyberbullying. Para promover o acesso as TICs, foi realizado primeiramente uma pesquisa para identificar as ferramentas tecnológicas utilizadas pelos alunos e com qual objetivo estes a utilizavam, também foram apresentadas formas de trocar mensagens e experiências. Para conscientizar sobre o cyberbullying, foram realizadas discussões e esclarecimento com representante da brigada militar, que possui um projeto especifico para essa questão, sobre os prejuízos acarretados ao indivíduo que sofre e que pratica o cyberbullying e legislação sobre o tema. Como resultado, obteve-se interação e participação dos estudantes envolvidos, bem como a reflexão e apropriação do assunto estudado. As principais contribuições foram: Conscientização dos alunos sobre o uso das tecnologias, expansão nas aprendizagens adquiridas com o trabalho e interesse em realizar cursos na área da informática para conhecer outras formas de uso das tecnologias.pt_BR
dc.description.abstractAlthough not every pupil knows the meaning of Information and Communication Technologies (ICTs), they are present everywhere, regardless of income. ICTs are part of daily life and, for this reason; they must be exploited in the school environment. Using computers and more recently cell phones to obtain and propagate information, ICTs are mediating instruments of social relations. Like every instrument used by man in his development in society, there are always the edifying points and those that bring discussions, disputes and even problems. The present paper addresses the access to ICTs and awareness of cyberbullying, violence practiced with the use of technologies. In order to promote access to ICTs, a survey was first conducted to identify the technological tools used by the students and for which purpose they used it, and ways of exchanging messages and experiences were also presented. To raise awareness about cyberbullying, discussions and clarifications were held with a representative from the military police, who have a specific project for this issue, about the harm done to the individual who suffers and who practices cyberbullying and legislation on the subject. As a result, interaction and participation of the students involved were obtained, as well as the reflection and appropriation of the studied subject. The main contributions were: Awareness of students about the use of technologies, interest in taking courses in the area of computer science to learn about other ways of using technologies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiesen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCyberbullyingen
dc.subjectSchool espace Learningen
dc.subjectHuman relationsen
dc.titleDo uso das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula, ao vilão cyberbullyingpt_BR
dc.title.alternativeFrom the use of Information and communication Technologies in the classroom to the villain Cyberbulliyng en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001099217pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples