Mostrar el registro sencillo del ítem
Letramento digital no primeiro ano do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Genehr, Giovanni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-15T02:30:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/198023 | pt_BR |
dc.description.abstract | A disseminação das tecnologias digitais trouxe muitas facilidades, mas apropriar-se de seus recursos e utilizar adequadamente as ferramentas disponíveis se constitui num desafio que abrange vários campos, incluindo, nesse contexto, aspectos relacionados ao ensino escolar. Tendo isso em vista, a pesquisa buscou compreender o processo de letramento digital de crianças de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, pretendeu-se reconhecer a forma como as crianças se relacionam com as tecnologias digitais e identificar a visão dos professores e pais (ou responsáveis) sobre a utilização das tecnologias digitais por crianças. O estudo, de caráter qualitativo, teve como metodologia o uso de entrevistas realizadas com crianças de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental e questionários respondidos pelos seus familiares e, também, por 2 professoras que atendem esses alunos. Como referencial teórico, utilizou-se estudos sobre o tema foco da investigação, que é o letramento digital. A partir da análise foi possível perceber que há cuidado por parte dos familiares em relação ao que as crianças acessam, que as principais ações realizadas por elas em celulares, tablets e computadores são escutar músicas, assistir vídeos e jogar e que não há um consenso dos participantes da pesquisa no que se refere às potencialidades de desenvolvimento da aprendizagem por meio dos equipamentos eletrônicos. Compreende-se, dessa forma, a importância que o trabalho escolar pode assumir na ampliação de repertório dos alunos, visando a formação de sujeitos qualificados para o uso das ferramentas disponíveis nos equipamentos eletrônicos de maneira autônoma e segura, de modo que hajam significativas contribuições nos processos de aprendizagem, evidenciando, assim, o potencial das tecnologias. | pt_BR |
dc.description.abstract | The dissemination of digital technologies has brought many facilities, but appropriating its resources and making good use of available tools is a challenge that encompasses many fields, including aspects related to school education in this context. With this in view, the research sought to understand the process of digital literacy of children of a class of 1st year of Elementary School. As specific objectives, it was intended to recognize how children relate to digital technologies and to identify the views of teachers and parents (or relatives) on the use of digital technologies by children. The qualitative study had as methodology the use of interviews with children of a grade 1 elementary school and questionnaires answered by their relatives and also by 2 teachers who attend these students. As a theoretical reference, studies were done on the subject of research, which is digital literacy. From the analysis it was possible to perceive that there is care on the part of the relatives in relation to what the children access, that the main actions carried out by the children in mobile phones, tablets and computers are listening to music, watching videos and playing and that there is no consensus of the participants of the research regarding the potential of development of learning through electronic equipment. Thus, it is understood the importance that the school work can assume in the expansion of students' repertoire, aiming at the formation of qualified subjects for the use of the tools available in the electronic equipment in an autonomous and safe way, so that there are significant contributions in the learning processes, thus highlighting the potential of the technologies. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Digital literacy | en |
dc.subject | Technologies in Education | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.title | Letramento digital no primeiro ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital literacy in the first year of Elementary School | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001099232 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distância | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License