Subutilização dos LIES nas escolas públicas
View/ Open
Date
2019Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho propõe um relato sobre a utilização dos LIES (Laboratórios de Informática Educativa) da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. O propósito é identificar as causas da subutilização dos computadores dos LIES e propor alternativas para utilização desta ferramenta como apoio ao processo ensino aprendizagem. A utilização de computadores é uma ferramenta essencial e imprescindível no trabalho pedagógico do século XXI. A sociedade passa por uma profunda valorização e necessidade de i ...
Este trabalho propõe um relato sobre a utilização dos LIES (Laboratórios de Informática Educativa) da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. O propósito é identificar as causas da subutilização dos computadores dos LIES e propor alternativas para utilização desta ferramenta como apoio ao processo ensino aprendizagem. A utilização de computadores é uma ferramenta essencial e imprescindível no trabalho pedagógico do século XXI. A sociedade passa por uma profunda valorização e necessidade de informações, com efeitos determinantes na atual metodologia docente. A implantação dos LIES nas escolas foi o recurso que possibilitou colocar ao alcance dos estudantes esta tecnologia. A utilização das Tecnologias nas escolas públicas ocorre predominantemente nos LIES, sendo esta utilização esporádica, cria-se dificuldades para o acesso às tecnologias. Segundo dados da Revista Época de agosto de 2017 “O acesso à internet e o uso de tecnologia se dá quase exclusivamente dentro dos laboratórios. Do total de escolas públicas brasileiras, 81% delas têm laboratórios de informática, mas somente 59% deles são usados.” Também, verifica-se uma utilização eventual dos Laboratórios de Informática nas escolas públicas municipais de Caxias do Sul. Voltando os olhares para a escola, objeto deste trabalho, percebo que, a exemplo das outras escolas da rede municipal de Caxias do Sul, os Laboratórios de Informática não estão cumprindo sua função integralmente. Sua subutilização é evidente. O tempo de utilização é de um período semanal de cinquenta minutos em cada turma. Deste modo, desperdiça- se um recurso importante, senão fundamental, alinhado com a nova forma de educação. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distância.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (291)
This item is licensed under a Creative Commons License