The effects of mindfulness and meditation on fake news credibility
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
O fenômeno das fake news tem afetado a política, as figuras públicas e os negócios, e a incapacidade dos consumidores de diferenciar informações falsas de verdadeiras tem um papel na disseminação desse tipo de notícias. Na presente pesquisa, propomos que a meditação de atenção plena pode ser uma ferramenta para que os consumidores treinem sua atenção com o objetivo de melhor detectar se as notícias são falsas. Para testar nossas hipóteses, conduzimos dois estudos, um correlacionar e um experime ...
O fenômeno das fake news tem afetado a política, as figuras públicas e os negócios, e a incapacidade dos consumidores de diferenciar informações falsas de verdadeiras tem um papel na disseminação desse tipo de notícias. Na presente pesquisa, propomos que a meditação de atenção plena pode ser uma ferramenta para que os consumidores treinem sua atenção com o objetivo de melhor detectar se as notícias são falsas. Para testar nossas hipóteses, conduzimos dois estudos, um correlacionar e um experimental - além de um pré-teste. No primeiro estudo, demonstramos que aqueles que praticam meditação regularmente tendem a estar menos suscetíveis a notícias falsas, e também encontramos uma correlação entre mindfulness - atenção plena - enquanto característica pessoal e ceticismo. Em nosso segundo estudo mostramos, através de medidas de eye tracking, que uma indução a meditação de 6 minutos pode afetar a atenção e o esforço dos consumidores enquanto leem fake news. ...
Abstract
The fake news phenomenon has been affecting politics, public figures and businesses, and consumers’ inability to differentiate true and false information plays a role in spreading this type of news. In the present research, we propose that mindfulness and meditation could be a tool for consumers to train their attention in order to better detect if news are fake. In an attempt to test our hypothesis, we conducted a preliminary test and two studies, one correlational and one experimental. On the ...
The fake news phenomenon has been affecting politics, public figures and businesses, and consumers’ inability to differentiate true and false information plays a role in spreading this type of news. In the present research, we propose that mindfulness and meditation could be a tool for consumers to train their attention in order to better detect if news are fake. In an attempt to test our hypothesis, we conducted a preliminary test and two studies, one correlational and one experimental. On the first study we demonstrate that those who practice meditation on a regular basis tend to be less susceptible to believe fake news. We also found a correlation between dispositional mindfulness and skepticism. Our second study shows, through eye tracking tools, that a six-minute meditation induction can affect consumers’ attention and effort while reading fake news. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6048)Administração (1950)
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