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dc.contributor.advisorCloss, Lisiane Quadradopt_BR
dc.contributor.authorSagaz, Sidimar Meirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T02:32:05Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197894pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo compreender os ambientes de aprendizagem de escolas de atividades criativas. Especificamente, buscou-se: (a) descrever e analisar as dimensões físicas, psicológicas, sociais e pedagógicas dos ambientes de aprendizagem de duas escolas de atividades criativas; (b) analisar a influência dos fatores individuais e dos conteúdos dos cursos na aprendizagem dos estudantes; (c) identificar e analisar oportunidades, facilidades e dificuldades de aprendizado fornecidos pelos ambientes de aprendizagem destas escolas; e (d) analisar as abordagens de aprendizagens dos estudantes nestes ambientes. Realizou-se um estudo de caso coletivo, transversal, exploratório e descritivo em duas escolas de atividades criativas brasileiras localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove professores e 11 alunos dessas escolas e aplicou-se o instrumento “R-SPQ-2F” para verificar as abordagens de aprendizagens adotadas por 211 estudantes. Os resultados evidenciaram que os estudantes de ambas as escolas possuíam conhecimentos prévios adequados para realizar os cursos e que os seus principais motivadores para isso foram o aprimoramento das habilidades de liderança, a busca por conteúdos diferenciados/dinâmicos, o aprendizado de ferramentas/novas tendências tecnológicas e transições de carreira. Na escola “A”, o ambiente físico e a dimensão pedagógica de aprendizagem foram considerados predominantemente inovadores. Na escola “B”, a dimensão pedagógica o espaço físico foram considerados em transição do tradicional para o inovador. As dimensões psicológica e social, assim como as demais dimensões, exerceram tanto influências positivas quanto negativas na aprendizagem em ambas as escolas. Os principais aprendizados dos estudantes envolveram a mudança de mindset, as reflexões em torno de assuntos específicos, o desenvolvimento de competências técnicas e o aprendizado de ferramentas. A realização de atividades práticas/aplicadas e o fortalecimento do pensamento reflexivo favoreceu o aprendizado dos estudantes nas duas escolas. Verificou-se a prevalência da abordagem profunda de aprendizagem entre os estudantes das duas escolas. Identificou-se ainda que as estudantes do sexo feminino utilizaram abordagens de motivação superficial e estratégia superficial significativamente menores que estudantes do sexo masculino nas escolas “A” e abordagem de estratégia superficial significativamente menor que os estudantes do sexo masculino na escola “B”.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to understand the learning environments of schools of creative activities. Specifically, we sought to: (a) describe and analyze the physical, psychological, social and pedagogical dimensions of the learning environments of two schools of creative activities; (b) to analyze the influence of individual factors and course content on student learning; (c) identify and analyze opportunities, facilities and learning difficulties provided by the learning environments of these schools; and (d) analyze student learning approaches in these settings. A cross-sectional, exploratory and descriptive case study was carried out in two schools of Brazilian creative activities located in the city of Rio de Janeiro. Semi-structured interviews were conducted with nine teachers and 11 students from these schools and the instrument “R-SPQ-2F” was applied to verify the learning approaches adopted by 211 students. The results showed that students from both schools had adequate prior knowledge to take the courses and that their main motivators for this were the improvement of leadership skills, the search for differentiated/dynamic content, the learning of tools / new technological trends and career transitions. At school "A", the physical environment and the pedagogical dimension of learning were considered predominantly innovative. At school “B”, the pedagogical dimension and physical space were considered in transition from traditional to innovative. The psychological and social dimensions, as well as the other dimensions, exerted both positive and negative influences on learning in both schools. Key student learning involved changing mindset, reflecting on specific issues, developing technical skills, and learning tools. The implementation of practical/applied activities and the strengthening of reflective thinking favored students' learning in both schools. The prevalence of the deep learning approach among the students of the two schools was verified. It was also found that female students used significantly lower surface motivation and surface strategy approaches than male students in “A” schools and a significantly lower surface strategy approach than male students in “B” school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectInnovative learning environmentsen
dc.subjectInovação educacionalpt_BR
dc.subjectSchools of creative activitiesen
dc.subjectAtividades de ensinopt_BR
dc.subjectDeep learningen
dc.titleAmbientes de aprendizagem em escolas de atividades criativas no Rio de Janeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098902pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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