A coordenação bimanual ao violão : um estudo experimental com estudantes de graduação e pós-graduação em música
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Coordenação Bimanual ao Violão (CBV) é a ação conjunta das duas mãos do violonista na produção de notas, responsável pela qualidade individual de cada nota e pelo legato entre estas. Com vistas à análise quantitativa dessa questão, objetivamos investigar a CBV através de seus indícios nos registros em áudio coletados. Para tal, procedemos com a realização de estudos observacionais e um experimento com violonistas estudantes de graduação e pós-graduação de três instituições de ensino de diferent ...
Coordenação Bimanual ao Violão (CBV) é a ação conjunta das duas mãos do violonista na produção de notas, responsável pela qualidade individual de cada nota e pelo legato entre estas. Com vistas à análise quantitativa dessa questão, objetivamos investigar a CBV através de seus indícios nos registros em áudio coletados. Para tal, procedemos com a realização de estudos observacionais e um experimento com violonistas estudantes de graduação e pós-graduação de três instituições de ensino de diferentes regiões do Brasil. Em nossa revisão de literatura, discutimos os termos coordenação e sincronização e abordamos a coordenação bimanual de instrumentistas, o comportamento motor das mãos e a CBV nos métodos de violão. Após isso, apresentamos a construção metodológica da pesquisa, abordando elaboração, realização, resultados e discussão dos dois pilotos observacionais realizados e a metodologia do Experimento Final, que compreendeu 11 sujeitos. Apontamos os seguintes resultados: os exercícios técnicos propostos, que evidenciam a consciência do ritmo da mão esquerda, melhoraram a CBV dos violonistas; as combinações que abordam os dedos 3 e 4 são mais propensas a dificultar a CBV; houve melhor CBV ao iniciar o trecho com o dedo indicador ao invés do médio; a combinação que abrange 4 casas (4-1) apresentou pior CBV em relação às que abrangem 2 (2-1, 3-2 e 4-3) e 3 (3-1 e 4-2) casas. Acreditamos ter elaborado uma forma satisfatória de mensurar a CBV, que pareceu corresponder à realidade do fenômeno. Quanto aos resultados, demonstraram certa recorrência e refletiram quase todas nossas hipóteses. ...
Abstract
Bimanual Coordination on the Guitar (Coordenação Bimanual ao Violão – CBV) is the joint action of both hands of the guitarist in the production of notes, responsible for the individual quality of each note and the legato between them. Aiming the quantitative analysis of this question, we investigated the CBV through its cues in the collected audio recordings. For this, we made observational studies and an experiment with undergraduate and graduate guitar players from three institutions of diffe ...
Bimanual Coordination on the Guitar (Coordenação Bimanual ao Violão – CBV) is the joint action of both hands of the guitarist in the production of notes, responsible for the individual quality of each note and the legato between them. Aiming the quantitative analysis of this question, we investigated the CBV through its cues in the collected audio recordings. For this, we made observational studies and an experiment with undergraduate and graduate guitar players from three institutions of different Brazilian regions. In our literature review, we discussed the terms coordination and synchronization, and addressed instrumentalists’ bimanual coordination, motor behaviour of hands and CBV in guitar methods. After this, we present the methodological construction of the research, addressing the elaboration, achievement, results and discussion of the two observational pilots carried out, and the Final Experiment methodology, which included 11 subjects. We point out the following results: the proposed technical exercises, which brings out the awareness of the left hand rhythm, improved guitarists’ CBV; the combinations that comprehend fingers 3 and 4 are more likely to hinder CBV; there was better CBV when starting the excerpt with the index instead of the middle finger; the combination covering 4 frets (4-1) presented worse CBV in relation to those covering 2 (2-1, 3-2 and 4-3) and 3 (3-1 and 4-2) frets. We believe that we have developed a satisfactory way of measuring CBV, which seemed to correspond to the reality of the phenomenon. The results showed a certain recurrence and reflected almost all our hypotheses. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Collections
-
Music (414)
This item is licensed under a Creative Commons License