Novas tecnologias da informação e comunicação e o ensino da língua portuguesa
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Specialization
Title alternative
New Information and communication technologies and the teaching of the Portuguese Language
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Vivemos na época dos computadores, da informatização, das tecnologias cada vez mais eficientes e cada vez mais necessárias, instrumentos muito conhecidos dos jovens, e que cabem, muitas vezes na palma da mão, e os acompanham durante todo o dia fazendo parte de suas vidas de maneira muito natural; ao procurarmos métodos de ensino, devemos reconhecer que se faz necessário revermos nossos conceitos sobre a didática que utilizamos, para não ficarmos aquém da expectativa de nossos aprendizes. Desta ...
Vivemos na época dos computadores, da informatização, das tecnologias cada vez mais eficientes e cada vez mais necessárias, instrumentos muito conhecidos dos jovens, e que cabem, muitas vezes na palma da mão, e os acompanham durante todo o dia fazendo parte de suas vidas de maneira muito natural; ao procurarmos métodos de ensino, devemos reconhecer que se faz necessário revermos nossos conceitos sobre a didática que utilizamos, para não ficarmos aquém da expectativa de nossos aprendizes. Desta forma, o presente trabalho teve como temática o ensino da Língua Portuguesa e o uso das TICs na aprendizagem da língua materna, com o objetivo de apresentar trabalhos e referências trazidas por estudiosos do tema, através de pesquisa bibliográfica, que buscou compreender como as novas tecnologias podem ser utilizadas no contexto escolar. A pesquisa apresenta como essas tecnologias estão influenciando o trabalho docente e como os profissionais de educação estão lidando com esses instrumentos no contexto escolar. O trabalho trouxe esclarecimentos sobre algumas questões, mostrando sua importância e buscando identificar quais tecnologias podem ser utilizadas com mais desenvolvimento dentro da sala de aula. Os resultados mostram que o aproveitamento do computador depende de como será utilizado e cabe ao professor planejar suas aulas, aproveitando-se do uso desse recurso. ...
Abstract
We live in the age of computers, computerization, increasingly efficient and increasingly necessary technologies, instruments that are well known to young people and often fit in the palm of the hand and accompany them throughout the day as part of their lives very naturally; when looking for teaching methods, we must recognize that it is necessary to revise our concepts about the didactics we use, so that we do not fall short of the expectations of our apprentices. In this way, the present wor ...
We live in the age of computers, computerization, increasingly efficient and increasingly necessary technologies, instruments that are well known to young people and often fit in the palm of the hand and accompany them throughout the day as part of their lives very naturally; when looking for teaching methods, we must recognize that it is necessary to revise our concepts about the didactics we use, so that we do not fall short of the expectations of our apprentices. In this way, the present work had as its theme the teaching of the Portuguese Language and the use of ICT in the learning of the mother tongue, with the objective of presenting works and references brought by scholars of the subject, through bibliographical research, that sought to understand how the new technologies can be used in the school context. The research shows how these technologies are influencing teacher work and how education professionals are dealing with these tools in the school context. The work brought clarification on some issues, showing its importance and seeking to identify which technologies can be used with more development within the classroom. The results show that the use of the computer depends on how it will be used and it is up to the teacher to plan his classes, taking advantage of the use of this resource. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distância.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (291)
This item is licensed under a Creative Commons License