Aprendizagem em uma empresa de cerâmica de revestimento brasileira
View/ Open
Date
2004Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa (estudo de caso), desenvolvida em uma empresa (seis fábricas ) de cerâmica de revestimento líder em inovação no país (Brasil). O objetivo da investigação foi descrever e analisar as práticas voltadas à aprendizagem organizacional identificadas pelos gerentes e trabalhadores e a adoção de estratégias voltadas à gestão por competências. Os conteúdos indicam que a concepção de “Learning Organization” dentre os gerentes está fortemente relacionada à ...
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa (estudo de caso), desenvolvida em uma empresa (seis fábricas ) de cerâmica de revestimento líder em inovação no país (Brasil). O objetivo da investigação foi descrever e analisar as práticas voltadas à aprendizagem organizacional identificadas pelos gerentes e trabalhadores e a adoção de estratégias voltadas à gestão por competências. Os conteúdos indicam que a concepção de “Learning Organization” dentre os gerentes está fortemente relacionada à concepção de um ciclo contínuo, que envolve desenvolvimento em diferente áreas e inclui conhecimentos, habilidades e atitudes. A principal forma de aprendizagem entre os operários é decorrente das próprias situações de trabalho, dos treinamentos voltados à formação técnica e da escolaridade. A constatação desses limites fez com que a empresa iniciasse uma pesquisa junto a clientes internos e externos de modo a alavancar um projeto de aprendizagem e inovação mais consistente. Com base nos conteúdos coletados, depreende-se que a aprendizagem or ganizacional apresenta um ciclo limitado a aprender a fazer (operários) e a pensar sobre as práticas adotadas (gerentes), o que denota a predominância da aprendizagem individual. ...
In
REAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 37, vol. 10, n. 1 (jan./fev. 2004), documento eletrônico
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40361)Applied and Social Sciences (4129)
This item is licensed under a Creative Commons License