Travessias : encontros com migrantes e ensino de questões sensíveis
Fecha
2018Autor
Nivel académico
Maestría profesional
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho versa sobre o ensino de temas sensíveis a partir do encontro entre migrantes senegaleses e estudantes da educação básica. Partindo da pergunta: Como as histórias dos migrantes ensinam sobre temas sensíveis? Construí junto com um grupo de jovens, um curso de história do Brasil para Migrantes senegaleses. Tal curso foi o objeto de análise para que eu pudesse compreender as maneiras pelas quais o contato e a escuta das histórias dos senegaleses mobiliza nos estudantes a reflexão sobr ...
Este trabalho versa sobre o ensino de temas sensíveis a partir do encontro entre migrantes senegaleses e estudantes da educação básica. Partindo da pergunta: Como as histórias dos migrantes ensinam sobre temas sensíveis? Construí junto com um grupo de jovens, um curso de história do Brasil para Migrantes senegaleses. Tal curso foi o objeto de análise para que eu pudesse compreender as maneiras pelas quais o contato e a escuta das histórias dos senegaleses mobiliza nos estudantes a reflexão sobre questões como o racismo e a xenofobia. O grupo foi formado por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, 1ª e 3ª séries do Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada de Porto Alegre, onde fui professor de história até junho de 2018. Desenvolvemos uma metodologia de trabalho para ensinar história do Brasil aos senegaleses a partir das expectativas de um grupo de cinco migrantes que conversaram comigo e com meus alunos ao longo do ano de 2017. Trabalhei com o conceito de temas sensíveis numa perspectiva abrangente, a partir da leitura de alguns autores, como Verena Alberti, Joan Pagès e Nicole Tutiaux Gillon que tem apontado para a necessidade de novas abordagens para o ensino de história, mais voltadas para a cidadania e a convivência pacífica entre os sujeitos. ...
Abstract
This paper focuses on the teaching of sensitive themes having as its basis life stories of Senegalese migrants. Starting with the question: How do migrants life stories teach about sensitive themes? I designed, alongside a group of teenagers, a course about the History of Brazil for Senegalese migrants. That course was the object of analysis for me to understand how the contact with Senegalese migrants and the listening to their stories generate in the students a reflection on issues such as r ...
This paper focuses on the teaching of sensitive themes having as its basis life stories of Senegalese migrants. Starting with the question: How do migrants life stories teach about sensitive themes? I designed, alongside a group of teenagers, a course about the History of Brazil for Senegalese migrants. That course was the object of analysis for me to understand how the contact with Senegalese migrants and the listening to their stories generate in the students a reflection on issues such as racism and xenophobia. The group was formed by students of the 9th year of Primary Education and the 1st and the 3rd years of Secondary Education at Colégio Maria Imaculada, in Porto Alegre, where I was a teacher until June 2018. We developed a methodology to teach the History of Brazil to Senegalese migrants based on the expectations of five migrants we talked to throughout 2017. I worked with the concept of sensitive themes in a comprehensive perspective, based on different authors from around the world that have pointed to the necessity of developing new approaches to the teaching of History, more focused on citizenship and peaceful coexistence. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Colecciones
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Ciencias Humanas (7540)Historia (662)
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