Mostrar el registro sencillo del ítem
Sistema cicloviário : percepção sobre uma ciclovia em Porto Alegre-RS
dc.contributor.advisor | Miron, Luciana Inês Gomes | pt_BR |
dc.contributor.author | Galeazzi, Ítalo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T02:31:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/197835 | pt_BR |
dc.description.abstract | A construção de ciclovias promove grandes mudanças na estrutura viária das cidades. As novas estruturas do plano cicloviário interferem na relação comportamental de usuários que compartilham o espaço público simultaneamente: moradores, comerciantes, motoristas, ciclistas e pedestres. Esses usuários podem apresentar percepções positivas e negativas com relação à implantação de ciclovias. Os comerciantes e motoristas, por exemplo, podem apresentar percepção negativa sobre determinada ciclovia quando, para sua construção, são eliminadas vagas de estacionamento ao longo de rua. O objetivo da pesquisa é identificar e avaliar a percepção dos usuários da rua sobre a implantação de uma ciclovia. A pesquisa tem enfoque descritivo com técnicas de coleta e análise de dados qualitativas e quantitativas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os principais agentes técnicos, políticos da administração municipal e ciclistas envolvidos na implantação do sistema cicloviário em Porto Alegre-RS. Com base nestes resultados, alicerçados por uma pesquisa bibliográfica sobre Percepção e Percepção e Bicicleta, foram definidos os constructos “Imagem Social, Apoio Social e Apropriação do Espaço”. Estes constructos foram norteadores para a formulação de um questionário. O questionário foi aplicado em uma amostra de usuários de uma rua em Porto Alegre onde foi implantada uma ciclovia com subtração de via de circulação de veículos motorizados. Os resultados gerais demonstram que a Imagem Social da ciclovia e da bicicleta está condicionada ao Apoio Social e que este, por sua vez, é regulado pela interferência na percepção de Apropriação do Espaço Os resultados desta pesquisa podem contribuir para o desenho de políticas públicas relacionadas à mobilidade urbana, campanhas de conscientização e incentivo ao uso da bicicleta bem como servir de suporte para melhorias no desenvolvimento de Planos Diretores Cicloviários. | pt_BR |
dc.description.abstract | Building bicycle paths promotes major changes in city mobility structures. The new cycling infrastructures interfere with the relationship of users who share public space simultaneously: inhabitants, vendors, drivers, cyclists and pedestrians, who may have positive and negative impressions regarding the implementation of bike paths. Local vendors and drivers, for instance, may have a negative view on a certain path which, during its construction, eliminates parking spots. This research aims to identify and evaluate street user perceptions on the implementation of bike paths, focusing on describing qualitative and quantitative data analysis and collection techniques. Semistructured interviews were conducted with the main technical agents, city administration and cyclists involved in the implementation of the cycling infrastructure in Porto Alegre- RS. Based on these results, supported by bibliographical research on Perception and Perception and Cycling, the constructs of “Social Image, Social Support and Space Appropriation” were defined. These constructs guided the elaboration of a questionnaire, which was then applied in a sample of users on a street in Porto Alegre where a bike path was implemented while subtracting a motor vehicle lane. The general results demonstrate that the bike’s and the bike path’s Social Image depends on Social Support, and that this latter, on its turn, is regulated by the interference in the perception of Space Appropriation The results may contribute to designing public policies related to urban mobility, public awareness campaigns and encouragement to use bikes, as well as to provide support for improved Cycling Infrastructure Master Plans. | en |
dc.description.abstract | La construcción de ciclovías promueve grandes cambios en la infraestructura vial de las ciudades. Las nuevas estructuras del plan de ciclovías interfieren en la relación comportamental de los usuarios que comparten el espacio público simultáneamente: residentes, comerciantes, conductores, ciclistas y peatones. Estos usuarios pueden presentar percepciones positivas y negativas con respecto a la implementación de ciclovías. Los comerciantes y conductores, por ejemplo, pueden tener una percepción negativa sobre la determinada ciclovía cuando, para su construcción, son eliminadas plazas de aparcamiento a lo largo de la calle. El objetivo de la investigación es identificar y evaluar la percepción de los usuarios de la calle sobre la implantación de una ciclovía. La investigación tiene enfoque descriptivo con técnicas de recolección y análisis de datos cualitativos y cuantitativos. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con los principales agentes técnicos, políticos de la administración municipal y ciclistas involucrados en la implantación del sistema de ciclovías en Porto Alegre, Río Grande del Sur. Con base en estos resultados, basados en una investigación bibliográfica sobre Percepción y Percepción y Bicicleta, se definieron los constructos "Imagen Social, Apoyo Social y Apropiación del Espacio". Estos constructos fueron de apoyo para la formulación de un cuestionario. El cuestionario fue aplicado en una muestra de usuarios de una calle en Porto Alegre donde se implantó una ciclovía con sustracción de vía de circulación de vehículos motorizados. Los resultados generales demuestran que la imagen social de la ciclovía y de la bicicleta está condicionada al apoyo social y que este, a su vez, está regulado por la interferencia en la percepción de la apropiación del espacio Los resultados de esta investigación pueden contribuir al diseño de políticas públicas relacionadas a la movilidad urbana, campañas de concientización e incentivo al uso de la bicicleta, así como servir de soporte para mejoras en el desarrollo de Planes Directores de Ciclovías. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Bike paths | en |
dc.subject | Ciclovias | pt_BR |
dc.subject | Bicicleta | pt_BR |
dc.subject | Bicycles | en |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Urban mobility | en |
dc.subject | Perception | en |
dc.subject | Cycling infrastructure master plans | en |
dc.subject | Ciclovía | es |
dc.subject | Bicicleta | es |
dc.subject | Movilidad urbana | es |
dc.subject | Percepción | es |
dc.subject | Plan director de ciclovías | es |
dc.title | Sistema cicloviário : percepção sobre uma ciclovia em Porto Alegre-RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001098767 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Sociales Aplicadas (6056)