Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBrönstrup, Camila Bauerpt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Guilherme Machadopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T02:31:10Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197786pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é um estudo sobre a prática do ator/contador de histórias e sua relação com a prática do ensino de teatro no ambiente escolar. Representa uma tentativa de teorizar uma pesquisa que vem sendo realizada na prática, há muito anos a partir da experiência pessoal Como Contador de Histórias, Ator e Professor de Teatro. Apresenta um retorno às memórias, um ordenamento dos fatos mais relevantes, onde retornamos às primeiras experiências com a contação de histórias, com o teatro e com a docência. Relata uma breve pesquisa sobre o estado da arte de contar histórias. O que é contar histórias? A força pedagógica da contação de histórias. Como essa arte milenar sobrevive aos avanços da tecnologia? Quem são os contadores de histórias na era digital e como encontramos exemplos da recorrente presença da narrativa como texto teatral e da presença do narrador no teatro que venho pesquisado e produzido atualmente. Analisa a presença do personagem narrador nos espetáculos teatrais “Era uma vez: contos, lendas e cantigas“ e “Chapeuzinho vermelho”, traçando paralelos com as possíveis relações com a prática docente de teatro para o ensino fundamental e para o ensino médio. Busca estimular a reflexão sobre as potências do cruzamento entre as práticas profissionais: atuar, contar histórias e dar aulas.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is a study about actor / storyteller practice and its relation with the practice of theater teaching in the school environment. It represents an attempt to theorize a research that has been carried out in practice for many years from personal experience as a Storyteller, Actor and Theater. It presents a return to memories, an ordering of the most relevant facts, where we return to the first experiences with storytelling, theater and teaching. It reports a brief survey on the state of the art of storytelling. What is storytelling? The pedagogical force of storytelling. How does this millennial art survive the advances of technology? Who are storytellers in the digital age and how do we find examples of the recurrent presence of the narrative as theatrical text and the presence of the narrator in the theater that is currently being researched and produced. It analyzes the presence of the narrator character in the theatrical spectacles "Era uma vez: contos, lendas e cantigas" and "Chapeuzinho Vermelho", drawing parallels with the possible relations with the teaching practice of theater for elementary and high school. It seeks to stimulate reflection on the powers of the cross between professional practices: acting, telling stories and educate.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStorytellingen
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectStorytellingen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectActor / storytelleren
dc.subjectStorytelleren
dc.subjectNarraçãopt_BR
dc.subjectNarradorpt_BR
dc.subjectEnchantmenten
dc.subjectTheateren
dc.subjectTeatro : Ensinopt_BR
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectNarrative at the theateren
dc.subjectNarrator at the theateren
dc.subjectNarratoren
dc.subjectNarrator-characteren
dc.subjectNarrator-narratoren
dc.subjectPure narratoren
dc.subjectTheater teachingen
dc.subjectTheater teaching in the school environmenten
dc.titleO ator/contador de histórias e sua relação com o ensino de teatro no âmbito escolar : uma teorização a partir da experiência pessoalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098564pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem