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dc.contributor.advisorCamargo, Tatiana Souza dept_BR
dc.contributor.advisorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Rita Fabiana Silveira Melo dept_BR
dc.date.accessioned2019-08-08T15:04:32Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197716pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo relatar e refletir sobre a experiência da autora junto à Tekoá Pindó Mirim, Itapuã, na zona rural de Viamão/RS, local onde aconteceram as vivências para elaboração dos registros das plantas e seus processos curativos e preventivos. Dentro desta comunidade, existe a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Nhamandu Nhemopu’ã, a qual sou professora desde 2014. Utilizando a construção do herbário bilíngue, que serviu como atividade disparadora para o levantamento etnobotânico dos saberes e fazeres ancestrais, as rodas de conversas e saídas na mata foram essenciais nesta pesquisa. Considerando quea educação do campo é uma área que envolve a educação indígena, neste trabalho apresentarei brevemente sobre a educação do campo e aprofundarei mais sobre a cultura e a educação indígena. Os conhecimentos ancestrais sobre o uso das plantas medicinais nos processos de cura e a espiritualidade são os temas que foram observados e estudados nesta prática, para que assim fosse criado um diálogo intercultural voltado aos ensinamentos deste povo.pt_BR
dc.description.abstractThe article aims to report and reflect on the experience of the author with Tekoá Pindó Mirim, Itapuã in the rural area of Viamão/RS, locality where the experiences to elaborate the records of the plants and their curative and preventive processes has happened. Within this community there is Nhamandu Nhemopu'ã State Indigenous School of Primary Education, where I have been a teacher since 2014. Using the construction of the bilingual herbarium whichserved as a strategic activity for the ethnobotanical knowledge and ancestral works, the Yarning circle and to hike in the woods were essential in this research. Considering that education in the countryside is a area that involves indigenous education, in this paper I will present briefly on the education of the countryside and will go deeper into the culture and indigenous education. Ancestral knowledge about plant use in healing processes and spirituality are the themes that have been observed and studied in this practice, so that aintercultural approach to the teachings of this people.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências naturaispt_BR
dc.subjectEthnobotanyen
dc.subjectBilingual herbariumen
dc.subjectEtnobotânicapt_BR
dc.subjectGuarani-Mbyápt_BR
dc.subjectAncestral knowledgeen
dc.titleA etnobotânica Guarani Mbyá : um conhecimento ancestral um conhecimento ancestralpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001073692pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEducação do Campo - Porto Alegre: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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